Publicidade

Blue Origin anuncia data e dois dos turistas espaciais de nova missão tripulada

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Setembro de 2021 às 17h40

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

O primeiro voo tripulado do foguete New Shepard, da Blue Origin, aconteceu em julho, levando quatro turistas espaciais ao espaço suborbital. Já nesta segunda-feira (27), a empresa anunciou que a próxima missão do veículo já tem data para acontecer: a missão NS-18, o 18º voo do foguete, tem lançamento programado para acontecer no dia 12 de outubro e irá contar com Chris Boshuizen, co-fundador da Planet Labs, e Glen de Vries, vice-presidente de ciências da vida e cuidados com a saúde na Dassault Systèmes. Haverá ainda outros dois tripulantes que serão revelados nos próximos dias.

Além de revelar dois dos tripulantes, a Blue Origin os cumprimentou em suas redes sociais. Chris Boshuizen se dedicou a incentivar o interesse da juventude por carreiras em nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (ou “STEM”, na sigla em inglês). Ele é co-fundador da empresa Planet Labs e, de 2008 a 2012, serviu como arquiteto de missões espaciais no Ames Research Center, da NASA. "Esta é a realização do meu maior sonho de infância", disse ele, em um comunicado. "Ainda mais importante, vejo esse voo como uma oportunidade de inspirar alunos a buscarem carreiras em STEM e catalisar a próxima geração dos exploradores espaciais; afinal, nosso futuro da vida no espaço está nessas mãos capazes deles", completou.

Continua após a publicidade

Já de Vries, o outro tripulante anunciado, é co-fundador da Medidata Solutions, a plataforma de pesquisas clínicas mais usada no mundo que já foi aplicada em mais de 25.000 testes clínicos, com sete milhões de pacientes em áreas diversas. Ele é piloto privado e vice-diretor de ciências da vida e cuidado com a saúde na Dassault Systèmes, que adquiriu a Medidata em 2019. "Passei minha carreira inteira trabalhando para estender a vida das pessoas; contudo, com materiais limitados e a energia na Terra, estender o nosso alcance para o espaço pode ajudar a humanidade a prosperar", explicou. "Além disso, os astronautas podem experimentar o 'efeito overview', conseguindo uma nova perspectiva do quão frágeis e preciosos são o nosso planeta, recursos e civilização", disse.

Continua após a publicidade

Além dos quatro passageiros, o voo levará milhares de cartões-postais da fundação Club for the Future, criada pela Blue Origin para inspirar as gerações futuras a buscarem carreiras em STEM. O voo deverá durar cerca de 15 minutos e, no ponto mais alto da trajetória percorrida pela cápsula do foguete, a tripulação estará a aproximadamente 100 km de altitude. Eles poderão experimentar cerca de 3 minutos da sensação de ausência de peso antes de retornar.

Esta nova missão é a segunda após o primeiro voo comercial tripulado bem-sucedido da empresa, que levou os irmãos Jeff e Mark Bezos, o primeiro cliente pagante Oliver Daemen e a aviadora Wally Funk, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço. Segundo a Blue Origin, há mais dois voos tripulados programados para este ano — a expectativa é que o sistema New Shepard, formado por um propulsor e uma cápsula, possa ser reutilizado para voar pelo menos 25 vezes.

A Blue Origin fará uma transmissão ao vivo da missão NS-18, com início programado para 10h30, no horário de Brasília.

Fonte: Blue Origin, Space.com