Publicidade

Astrônomos fotografam momento em que a minilua se despede da Terra

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

O asteroide 2024 PT5, que se tornou uma minilua temporária da Terra, foi fotografado antes de seguir viagem a um cinturão de asteroides próximo. A rocha espacial já deixou a órbita do nosso planeta, mas antes disso, na segunda (25) foi registrada pelo telescópio Two-Meter Twin (TTT), na Espanha.

Carlos de la Fuente Marcos, pesquisador da Universidade Complutense de Madrid, esteve usando o TTT para estudar o objeto. “A foto de ‘até mais’ do 2024 PT5 foi tirada na segunda pelo Dr. Miquel Serra Ricart, um membro da nossa colaboração”, explicou ele ao Space.com. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na foto, o asteroide aparece como um pontinho discreto em meio a rastros luminosos no céu. Como ele tem diâmetro de apenas 11 m, era difícil observá-lo com instrumentos como telescópios domésticos. 

Foi em 29 de setembro que o 2024 PT5 foi capturado pela gravidade da Terra. Desde a sua chegada, Marcos e outros cientistas que estavam estudando o objeto sabiam que sua estadia era temporária, e que iria durar no máximo algumas semanas. 

E foi o que aconteceu. Agora que nos deixou, o 2024 PT5 segue viagem ao cinturão de asteroides Arjuna, seu lar. Trata-se de um grupo de rochas espaciais que orbita o Sol pertinho da Terra, ficando a cerca de 150 milhões de quilômetros do nosso astro. 

Mas não se preocupe, pois esta “minilua” vai nos visitar novamente. Segundo os dados do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, o asteroide deve voltar em 9 de janeiro de 2025, ficando a 1,7 milhão de quilômetros de nós.

A má notícia é que, na próxima visita, ele vai viajar a cerca de 3.700 km/h, ou seja, vai estar se movendo rápido demais para ser capturado pela gravidade terrestre e se tornar uma minilua novamente. Depois, ele vai retornar outras vez em 2055.

Leia também:

Objeto ainda misterioso pode se tornar uma minilua da Terra em outubro; entenda!

"Minilua" se aproxima da Terra pela última vez para nunca mais voltar

Continua após a publicidade

Agora sim: dados confirmam que minilua da Terra é o que restou de um foguete

Vídeo: curiosidades sobre a Lua