Astrônomos amadores descobrem sistema estelar com cinco planetas rochosos

Por Redação | 12 de Janeiro de 2018 às 16h44

Uma equipe de astrônomos amadores acaba de descobrir um sistema estelar contendo cinco planetas rochosos, localizado a 620 anos-luz de distância a partir da Terra. Possivelmente existe um sexto exoplaneta ali, e vários deles são similares à Terra, mas com dimensões ainda maiores.

Chamado K2-138, o sistema foi descoberto usando dados do telescópio espacial Kepler, conhecido como o grande "caçador de exoplanetas" da atualidade. A estrela em questão é uma anã laranja, que tem classe espectral K e luminosidade V, vivendo cerca de 15 a 30 bilhões de anos. Essa expectativa de vida é maior do que a do nosso Sol, com 10 bilhões de anos.

Os cinco exoplanetas confirmados orbitam bem próximo ao astro, com órbitas completas acontecendo entre 2,35 e 12,76 dias. O mais distante, chamado K2-138f, fica a um décimo da distância entre a Terra e o Sol, comparativamente, e o rochoso é até 3,3 vezes maior do que o nosso planeta. Mas essa proximidade toda de sua estrela faz com que ele, e os demais, sejam considerados inabitáveis.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Os astrônomos autores da descoberta fazem parte do projeto Exoplanet Explorers, da Caltech, lançado no ano passado.