Astrônomos amadores descobrem sistema estelar com cinco planetas rochosos

Por Redação | 12 de Janeiro de 2018 às 16h44

Uma equipe de astrônomos amadores acaba de descobrir um sistema estelar contendo cinco planetas rochosos, localizado a 620 anos-luz de distância a partir da Terra. Possivelmente existe um sexto exoplaneta ali, e vários deles são similares à Terra, mas com dimensões ainda maiores.

Chamado K2-138, o sistema foi descoberto usando dados do telescópio espacial Kepler, conhecido como o grande "caçador de exoplanetas" da atualidade. A estrela em questão é uma anã laranja, que tem classe espectral K e luminosidade V, vivendo cerca de 15 a 30 bilhões de anos. Essa expectativa de vida é maior do que a do nosso Sol, com 10 bilhões de anos.

Os cinco exoplanetas confirmados orbitam bem próximo ao astro, com órbitas completas acontecendo entre 2,35 e 12,76 dias. O mais distante, chamado K2-138f, fica a um décimo da distância entre a Terra e o Sol, comparativamente, e o rochoso é até 3,3 vezes maior do que o nosso planeta. Mas essa proximidade toda de sua estrela faz com que ele, e os demais, sejam considerados inabitáveis.

Os astrônomos autores da descoberta fazem parte do projeto Exoplanet Explorers, da Caltech, lançado no ano passado.