Astrônomo amador ajuda Nasa a achar satélite que estava perdido havia 13 anos

Por Redação | 31 de Janeiro de 2018 às 14h00

As tecnologias mais avançadas não foram suficientes para encontrar um satélite que estava perdido havia 13 anos. A Nasa encontrou o IMAGE graças ao trabalho de um astrônomo amador.

Lançado em março de 2000, o Imager for Magnetopause-to-Aurora Global Exploration cumpriu sua missão inicial de dois anos, de produzir imagens das populações de plasma na Terra. 

Em 2005, o satélite não conseguiu fazer contato numa passagem de rotina. Depois, em 2007, a agência espacial esperava reativar o contato com o satélite durante um eclipse. A Nasa, então, declarou que a missão estava encerrada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O astrônomo amador rastreou dados de um satélite na órbita da Terra e, ao comparar com suas pesquisas, ele acreditou que tivesse encontrado o IMAGE.

Para determinar se o sinal realmente veio do equipamento, a Nasa está usando cinco antenas específicas. Os primeiros resultados indicam que o achado do astrônomo seja realmente o IMAGE.

Depois de ter a confirmação, a Nasa espera coletar os dados acumulados nesse período para entender o que aconteceu com o aparelho.

O satélite IMAGE na época do seu lançamento, em 2000. Foto: Nasa

Fonte: Nasa

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.