Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas simulam missão espacial com novo traje no fundo do mar

Por| 05 de Setembro de 2019 às 09h33

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Uma missão do NASA Extreme Environment Mission Operations (NEEMO) enviou astronautas a uma jornada não para o espaço, mas sim para o fundo do oceano aqui na Terra mesmo. É que os cientistas estavam colocando em teste métodos de treinamento subaquático que podem ser bastante úteis para treinar astronautas em simulações de pouso na Lua.

Conhecida como NEEMO NXT, a missão foi organizada pela Universidade da Califórnia e testou um traje espacial com tecnologia submarina. Os astronautas Drew Feustel (da NASA), Thomas Pesquet (da ESA) e Norishige Kanai (da Força Marítima de Autodefesa do Japão) participaram dos testes nos dias 21 a 28 de agosto.

Nas missões NEEMO anteriores, os profissionais passaram um tempo na base subaquática do Aquarium, na costa da Flórida. Mas, desta vez, com o NXT, a equipe mergulhou na costa da Califórnia, e emergiu todos os dias. A missão teve foco em testes subaquáticos das tecnologias do traje ExoSuit, que tem um design um tanto retrô.

Continua após a publicidade

A equipe colocou à prova a destreza do equipamento e a viabilidade para eventual uso em missões que simulam atividades que os astronautas devem um dia realizar na Lua ou em Marte. Também foi incluso na missão subaquática um mini submarino, que simulou um veículo espacial pressurizado que acompanharia os astronautas em futuras missões tripuladas.

Além disso, o NEEMO NXT também teve como objetivo testar a simulação em si, ou seja, se os mergulhos no fundo do mar com traje espacial são, de fato, úteis para treinar astronautas a pousar na Lua. Existem algumas semelhanças entre os dois ambientes, e o local onde o NEEMO NXT foi realizado fornece aos “aquanautas” uma experiência na qual é preciso realizar um trabalho de campo em um ambiente difícil, de alta pressão e em tempo real, sempre com riscos de que algo dê errado inesperadamente.

Fonte: Space.com