Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas da NASA finalizam substituição de baterias da ISS em novo spacewalk

Por| 02 de Fevereiro de 2021 às 14h45

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Na segunda-feira (1º), os astronautas Victor Glover e Mike Hopkins, da NASA, realizaram mais uma caminhada espacial n a Estação Espacial Internacional (ISS) para instalar uma plataforma científica europeia, além de finalizar uma série de substituições de baterias do lado externo da estação — algo que está em andamento desde 2017. Os procedimentos foram feitos com sucesso e, como "sobrou" algum tempo, eles puderam adiantar algumas tarefas para outros spacewalks.

Os objetivos principais desta caminhada espacial eram a instalação e configuração de uma nova bateria de íons de lítio, instalação de um adaptador e de novas câmeras. A duração estimada para a caminhada espacial era de seis horas, e os eles foram assistidos por Kate Rubins, astronauta da NASA, além de Soichi Noguchi, astronauta da agência espacial japonesa JAXA, que se mantiveram a bordo. Além deles, o astronauta Bob Hines, em solo, foi orientando a dupla.

Continua após a publicidade

Após sair da estação, Glover e Hopkins instalaram a última bateria de íons de lítio e um adaptador, que é necessário para completar o circuito do sistema de baterias. Ali, eles substituíram as antigas baterias de níquel-hidrogênio pelas novas. Aproximadamente uma hora após o início da caminhada espacial, a NASA confirmou o sucesso da instalação e configuração das novas baterias.

Com a etapa das baterias finalizadas, Hopkins seguiu para remover o suporte de fixação de garra localizado no mesmo componente de baterias, utilizado para o funcionamento de painéis de energia solar. Utilizando um cabo retrátil, ele conseguiu afrouxar e remover quatro destes componentes; em seguida, Glover seguiu para o braço robótico Canadarm 2, operado pela astronauta Kate Rubins, para substituir uma câmera com falhas nas cores.

Após prender um componente do braço ao seu pé e se certificar de que estava seguro, ele “voou” pelo local da câmera enquanto o Oceano Atlântico brilhava em tons azuis abaixo da estação. A dupla conseguiu substituir as câmeras necessárias com sucesso e, depois de se liberar da restrição do braço robótico, Glover comentou, em uma brincadeira sobre o comando de Rubins do braço robótico: “eu voaria com a ‘Air Rubins’ a qualquer hora”.

Continua após a publicidade

Passadas apenas quatro horas de spacewalk, os astronautas já tinham finalizado todas as tarefas principais. Assim, eles seguiram para trabalhar em alguns objetivos adicionais: nessa etapa, Hopkins conseguiu remover outro suporte e fez algumas fotos da parte externa da estação para documentar a situação dos componentes, deixando também algumas estruturas já preparadas para outras caminhadas espaciais a serem feitas.

Depois de cinco horas e 20 minutos, os astronautas começaram a restabelecer a pressão da trava de ar da estação, finalizando oficialmente este que foi o 234º spacewalk. Os astronautas da Expedição 64 terão mais duas caminhadas espaciais a realizar, sem data definida: o próximo será feito por Glover e Rubins para preparar o sistema de energia da ISS para a instalação dos novos painéis solares, e o outro será realizado por ela e Noguchi. Agora, Victor Glover tem dois spacewalks em sua carreira, enquanto Hopkins tem quatro.

Abaixo, você confere a transmissão completa do spacewalk:

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com, NASA