Publicidade

Astronauta da NASA experimenta “cappuccino espacial” na ISS; veja o vídeo

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA
NASA

Já imaginou como seria saborear um cappuccino no espaço? Pois foi isso que Nicole Mann, astronauta da NASA, fez durante uma demonstração na Estação Espacial Internacional (ISS), na qual ela usou um dispositivo que estuda o processo de beber líquidos com um copo especial — ou, neste caso, espacial.

No vídeo, Mann aparece colocando o cappuccino em um recipiente especial; depois, ela o gira delicadamente, mostrando como a bebida continua no copo mesmo quando ele é virado. O segredo? Este copo especial aproveita as propriedades da dinâmica dos fluidos e, assim, imita os efeitos da gravidade na Terra.

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O dispositivo faz parte do chamado “Experimento de Fluxos de Capilaridade”, que a NASA vem desenvolvendo para melhorar a estadia dos astronautas na ISS. Segundo os cientistas do projeto, ele funciona por meio da combinação dos efeitos da tensão superficial e da geometria do copo, que contém pelo menos um canal de seu topo ao fundo.

Graças à capilaridade com a parede do copo, a bebida segue pelo canal e fica perto da borda; somente uma parte do líquido segue pelo canal, enquanto o restante se mantém no fundo do dispositivo também com a ajuda da capilaridade, propriedade física que permite que um fluido siga por um espaço estreito sem forças externas.

Isso pode ser observado ao mergulhar a ponta de um papel toalha na água: quando isso acontece, a água sobe pela estrutura do papel, como se estivesse desafiando a gravidade. É por isso que, ao colocar os lábios no copo, o líquido vai espontaneamente para a boca do astronauta usando o dispositivo. Para controlar o quanto será sorvido durante o gole, basta mudar o formato da boca e da sucção.

Nicole Mann foi a comandante da missão Crew-5, que levou os astronautas Josh Cassada, Koichi Wakata e Anna Kikina para uma estadia de mais de cinco meses a bordo do laboratório orbital. Eles retornaram à Terra no dia 13 de março – e, agora, ela já pode saborear cappuccinos sem copos especiais.

Fonte: NASA