Publicidade

Asteroide de 5km de diâmetro deve passar raspando na Terra no dia 16 de dezembro

Por| 28 de Novembro de 2017 às 10h04

Link copiado!

Space
Space

Um asteroide de 5 quilômetros de diâmetro deve passar pertinho da Terra antes do Natal. Segundo a Nasa, no dia 16 de dezembro ele deve "raspar" na Terra, passando a "apenas" 10 milhões de quilômetros do nosso planeta. Batizado de 3200 Phaeton, o objeto foi descoberto em 1983 e, apesar de parecer grande, ele mede apenas 26 vezes a distância da Terra para a Lua.

A passagem do asteroide pela órbita da Terra poderá ser presenciada apenas em alguns locais, como nos observatórios de Arecibo, em Porto Rico, e Goldstone, na Califórnia. Pesquisadores da Nasa dizem que as imagens a serem observadas serão excelentes para a captura de modelos 3D detalhados.

O Phaeton é considerado o terceiro maior "Asteroide Possivelmente Danoso", segundo dados da agência espacial americana. Em primeiro e segundo lugares estão, respectivamente, JM8, com 7 quilômetros de extensão, e o Cuno, com 5,6 quilômetros.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com os cientistas, o asteroide pode ter sido o responsável pelas chuvas de meteoros das Geminíadas, que podem ser observadas entre os dias 13 e 14 de dezembro anualmente. A justificativa que leva os pesquisadores a crer neste fato é a similaridade das órbitas dos meteoros e do asteroide.

A Nasa comenta que, desde 1983, esta será a primeira aparição visível do asteroide e que a próxima deve acontecer somente em 2050. Em 2093 Phaeton deve voltar, passando a apenas 1,9 milhões de quilômetros da Terra, mas sem apresentar nenhum risco.

Fonte: Gizmodo, BBC