Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Agência Espacial Brasileira oferece cursos gratuitos para a população; confira

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Setembro de 2021 às 14h20

Link copiado!

AEB
AEB

Com o objetivo de aproximar a sociedade das ciências espaciais e da astronáutica, a Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançou a AEB Escola Virtual, uma plataforma educacional 100% gratuita. Nela, estudantes, professores e entusiastas do tema podem acessar cursos e palestras desenvolvidas por especialistas.

O Programa AEB Escola foi criado em 1° de julho de 2004 com o propósito de divulgar o Programa Espacial Brasileiro para a educação básica e superior do país, de modo a estimular o interesse de estudante pelas áreas de ciência e tecnologia. Agora, em sua versão virtual, a plataforma oferece cursos de capacitação e palestras desenvolvidos através de parcerias com universidades e instituições de pesquisa.

Continua após a publicidade

Segundo Carlos Moura, presidente da AEB, as atividades remotas impulsionaram o projeto. “Nós aceleramos o passo na atualização dos produtos que nós tínhamos do AEB Escola e resolvemos colocá-los em plataformas virtuais”, diz Moura. Ele acrescenta que a plataforma garante uma maior abrangência desses conteúdos em todo o território nacional ou até mesmo em outros países que falem a língua portuguesa.

Os cursos e palestras são oferecidos em formato síncrono e assíncrono, o que significa que alguns conteúdos serão ministrados remotamente ao vivo, mas também há aulas gravadas. “O AEB Escola Virtual possibilitará a capacitação de vários setores da sociedade na temática espacial, compartilhando conhecimentos de profissionais do setor para professores e estudantes da educação básica e do ensino superior”, explica Aline Veloso, coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia.

Ao concluir o curso, o participante receberá um certificado da AEB, oficializando seu avanço em determinado tema. As capacitações seguem diversas áreas, como Astronomia, Ciências Espaciais, Astronáutica e Ciências Ambientais. E o primeiro deles já está disponível na plataforma: o Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (GLOBE), desenvolvido pela NASA, o qual já conta com a participação de 126 países.

Para saber como se inscrever nas palestras e cursos, além de mais informações sobre o programa, basta acessar a o site da AEB Escola Virtual.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil, AEB