Publicidade

AEB e Amazon fecham acordo para apoiar crescimento brasileiro no setor espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Fevereiro de 2022 às 19h45

Link copiado!

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

Um Termo de Intenção Estratégica e Cooperação foi firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Amazon Web Services (AWS) nesta quarta-feira (16). A iniciativa é o passo mais recente do compromisso entre a AWS, o Brasil e a América Latina, representando a primeira do tipo já desenvolvida na região, e proporcionará um apoio importante para a inovação contínua e crescimento da indústria espacial do Brasil.

O presidente da AEB, Carlos Moura, destacou a relevância desta nova parceria. “O acordo com a AWS é um passo importante para fomentar nossa indústria espacial, no momento em que o Brasil visa inserir-se mais fortemente no mercado espacial, como, por exemplo, no segmento de acesso ao espaço, com o espaçoporto de Alcântara”, disse, em comunicado.

Continua após a publicidade

O Termo é também um passo importante para um compromisso de longo prazo na América Latina, voltado para a união dos setores públicos e privado por meio de serviços de computação na nuvem — que é exatamente o que a AWS oferece. “A AWS tem orgulho de apoiar a missão do Brasil de impulsionar a inovação e o crescimento na indústria espacial”, disse Jeff Kratz, gerente-geral para as regiões da América Latina, Canadá e Caribe e para o setor público mundial da AWS.

Por dentro do novo acordo

Em sua fala, Kratz mencionou também que o acordo reúne ferramentas, treinamentos e educação, que vão ajudar a garantir que o Brasil mantenha sua posição de liderança espacial na América Latina para as próximas gerações. Para isso, a nova cooperação entre a AEB e a AWS descreve três áreas específicas, pensadas para apoiar as metas da agência espacial do país e beneficiar o governo brasileiro, organizações espaciais comerciais e startups, que realizam atividades no setor espacial.

Continua após a publicidade

Uma das iniciativas é o trabalho conjunto entre as duas instituições para promover o crescimento da indústria espacial do país. Isso será feito por meio de programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento espacial, recursos de treinamento e impulsionamento de startups. Os interessados terão acesso aos programas AWS Activate Program e ao AWS Activate Founders Program, proporcionados pela AWS.

A iniciativa seguinte é um incentivo voltado para a colaboração entre a AEB e seus parceiros, para criar um repositório de centralização dos dados espaciais. Com isso, as partes interessadas podem usar ferramentas e tecnologias na nuvem para acessar e analisar facilmente estes dados. Por fim, a iniciativa final é voltada para direcionar a AEB e AWS em discussões sobre políticas, estratégias e medidas regulatórias nacionais, para apoiar os objetivos espaciais, civis, comerciais e de segurança do país.

Fonte: AEB