Vai ter chuva de meteoros nesta madrugada (21) e você poderá ver a olho nu

Por Redação | 20 de Outubro de 2016 às 23h13

Uma chuva de meteoros vai rasgar o céu nesta madrugada. O espetáculo será guiado por resquícios do cometa Halley que entrarão na atmosfera terrestres, chamados de Orionídeos. E a boa notícia é que os brasileiros poderão acompanhar o fenômeno sem precisar de telescópio ou luneta.

A partir das 2h desta madrugada, quem estiver no hemisfério sul e quiser ver os meteoros terá de seguir algumas dicas. Segundo o astrônomo Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), “deve-se olhar para um pouco abaixo da constelação de Orion, onde estão as Três Marias. Essa constelação aparece no horizonte leste e vai ficando mais alta com o passar do tempo”. No show de hoje, teremos uma frequência de 10 a 20 meteoros por hora.

Apesar da previsão para o acontecimento ser a partir das 2h em ponto, o melhor horário para acompanhar a chuva de meteoros é cerca de uma hora antes do amanhecer. Como em cada cidade o sol nasce em um horário diferente, é melhor você conferir na página do Instituto Nacional de Meteorologia o momento exato do romper da aurora onde você estiver.

Mas lembre-se: para conseguir ver os meteoros no céu, é aconselhável procurar um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível. Geralmente os locais mais afastados dos grandes centros urbanos conseguem nos presentear com uma vista mais limpa do céu noturno, contanto que não haja nuvens ou tempo fechado no momento do espetáculo.

Com informações do UOL