Universitários dos EUA utilizam impressão 3D para fabricar motores de foguetes

Por Redação | 19 de Janeiro de 2017 às 13h57
photo_camera DepositPhotos

A Tri-D Dynamics LLC, uma startup fundada por pós-graduandos da Universidade de Purdue, em Indiana (EUA), quer aproveitar a atual onda de lançamentos de pequenos satélites ao espaço para criar motores de foguetes de pequeno porte com um diferencial: produzidos por impressoras 3D.

Segundo Alexander Finch, um dos fundadores da startup, a tecnologia permite a fabricação destes componentes em até duas semanas, muito mais rápido do que os métodos de produção tradicionais, que podem levar de três a quatro meses. "Os motores podem ser impressos como uma unidade completa ou como uma série de componentes a serem montados", explica.

Outro fator vantajoso para este tipo de fabricação está no fato de o processo não requerer uma equipe grande para funcionar. “Normalmente, você precisaria de até dois maquinistas, além de pessoal de garantia de qualidade, equipe de testes, dependendo da complexidade do motor", acrescentou Deepak Atyam, também criador da Tri-D Dynamics. "Com impressoras 3D, você só precisa de uma ou duas pessoas".

Os fundadores da Tri-D Dynamics LLC: Deepak Atyam e Alexander Finch

Finch e Atyam planejam comercializar sua tecnologia para empresas e governos que lançam pequenos satélites. A expectativa é que o primeiro lançamento de foguete alimentado por um motor fabricado por eles seja feito até a metade de 2017. "Nosso objetivo é ver esses foguetes serem lançados uma ou duas vezes por semana. E isso requer um mínimo de 10 a 20 motores por semana quando você chegar a essa escala", disse Atyam.

A dupla liderou a primeira equipe de estudantes universitários a projetar, imprimir e testar um motor de foguetes feito em uma impressora 3D enquanto eram estudantes de graduação na Universidade da Califórnia, em San Diego. Eles já conquistaram vários elogios de organizações aeroespaciais e concluíram estágios com a NASA e várias empresas aeroespaciais.

Fonte: Purdue University

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.