União Europeia quer derrubar bloqueios regionais da Netflix no continente

Por Redação | 09.02.2017 às 10:31
photo_camera Extreme Tech

No começo do ano passado, a Netflix passou a impedir que usuários utilizassem redes virtuais privadas (VPNs) para acessar os catálogos de outros países. Agora, pode ser que os bloqueios regionais sejam derrubados, pelo menos na Europa, num movimento que pode se espalhar para outros mercados.

O Parlamento Europeu está finalizando a redação de uma lei que permitirá aos residentes da Europa acessarem suas contas e assistirem o conteúdo do serviço de streaming quando visitarem outros países do continente.

A nova legislação aplica-se tanto aos serviços por satélite como aos serviços digitais, e tanto às assinaturas novas como as já existentes. No entanto, ela não se aplicará a serviços de streaming gratuitos como o YouTube, que sempre praticou a restrição geográfica baseada em IP em seu conteúdo de vídeo.

Vale lembrar que os filmes e séries disponíveis na Netflix variam entre países por conta dos acordos de licenciamento da empresa com as detentoras dos direitos autorais sobre as produções.

A proposta de lei deve agora passar pelas mesas de aprovação do Comitê de Assuntos Legais da União Europeia, do Conselho e do Parlamento. Depois disso, as provedoras terão de assegurar que seus clientes tenham livre acesso ao que contrataram.

Fonte: The Stack