Tripulação evacua a ISS durante passagem de lixo espacial

Por Redação | 16 de Julho de 2015 às 18h36

Nesta quinta-feira (16), três astronautas que estavam a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) precisaram evacuar o local e se abrigar na nave espacial Soyuz durante a passagem de escombros de um velho satélite meteorológico russo. A informação da passagem do lixo espacial foi passada pelo dentro de controle da missão.

"A tripulação da Estação Espacial Internacional voltou para suas operações normais depois de receber autorização do centro de controle, após a passagem pelas proximidades de lixo espacial às 12h01 GMT (9h01 de Brasília)", indicou a NASA em um comunicado. "Todos os sistemas da estação estão funcionando normalmente e a tripulação deixará a nave espacial Soyuz, onde permaneceu durante a passagem dos restos" de um satélite russo.

Essa é a quarta vez na história que a tripulação da ISS precisou se abrigar na Soyuz para se proteger no espaço. Essa é uma ótima alternativa, uma vez que é menos provável que os detritos batam em uma cápsula relativamente pequena e escondida em comparação com o gigante "laboratório" que é a Estação Espacial.

A quantidade de lixo que flutua em torno da órbita da Terra é uma ameaça constante para a ISS e um porta-voz da NASA disse que a equipe da Agência precisa seguir esses detritos o tempo todo, mas a maior parte do tempo eles passam longe da "caixa protetora imaginária" que eles colocaram ao redor da Estação. Embora minúsculos, os detritos espaciais podem causar danos catastróficos em uma colisão com a ISS, e a opção pelo abrigo na Soyuz permitiria que a tripulação regressasse à Terra caso a estação fosse muito danificada.

Desde o seu lançamento, em 1998, a ISS teve de manobrar para sair da frente dos detritos 22 vezes, porém hoje não seria possível realizar essa manobra. Por isso os astronautas preferiram abandonar o local para se proteger de um possível choque com o lixo espacial. Felizmente, os escombros do satélite russo não atingiram a ISS e os astronautas contaram com a ajuda da central de controle da NASA para voltar à Estação após a passagem dos detritos. Agora, todos já retomaram suas atividades na ISS.

Com informações da AFP e Wired

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.