Tribunal do Reino Unido utiliza realidade virtual para recriar cena de crime

Por Redação | 24 de Maio de 2016 às 19h31
photo_camera Divulgação

A realidade virtual (RV) é uma tecnologia que pode ser utilizada para vários fins. Seja para diversão, compartilhamento de status ou testes, é uma tecnologia muito útil. Agora, um novo programa dos tribunais do Reino Unido está utilizando a RV para oferecer auxílio a membros do juri.

Por meio da tecnologia, os jurados podem experienciar e se relacionar com as cenas do crime durante apresentações de evidências. O programa está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa da Universidade de Staffordshire e recebeu um investimento de mais de US$ 200 mil de uma comissão europeia.

Com o uso de headsets de realidade virtual, câmeras e um fundo chroma-key, o grupo de pesquisa criou um sistema que leva os jurados para o meio de uma cena do crime enquanto permite que um advogado simultaneamente guie o usuário através da cena e das evidências.

Em um vídeo de demonstração lançado junto com o relatório sobre o equipamento, o participante utiliza um HTC Vive para entrar na cena do crime e fazer um tour pelo local onde tudo ocorreu.

Embora essa seja a primeira vez que o equipamento é levado para dentro dos tribunais, evidências criminais já foram utilizadas anteriormente para criar um ambiente em realidade virtual. No ano passado, a jornalista Nonny de la Peña e sua equipe recriaram a morte de Trayvon Martin por George Zimmerman utilizando um ambiente em realidade virtual. Na experiência (que você pode ver no vídeo abaixo) os usuários do equipamento podem conferir como o tiro mortal foi desferido.

Até agora, o uso de realidade virtual para recriar cenas de crimes ainda está sendo feito de maneira experimental, mas com a tecnologia ficando cada vez mais famosa, não será de se espantar se casos como esse se tornem cada vez mais comuns.

Via: Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.