Tatuagem eletrônica pode informar o nível de álcool no sangue

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 21h35
photo_camera Foto: Divulgação

Beber com moderação pode vir a ser uma tarefa mais fácil em um futuro próximo. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da San Diego, Califórnia, criou uma "tatuagem" temporária com um sensor que emite uma notificação quando está na hora de parar de beber. O dispositivo afere o índice de etanol no suor e notifica o usuário por bluetooth em um aplicativo específico.

Tatuagem álcool

A tatuagem é composta por uma placa afixada por meio de ímãs e libera na pele uma substância chamada pilocarpina, que induz a produção do suor que será analisado pelos sensores. "Desenvolvemos um sensor de álcool que permite monitoramento em tempo real, superando as limitações dos métodos não invasivos atuais", explica o co-autor do projeto Jayoung Kim.

A pesquisa contou com novos voluntários que usaram o dispositivo antes e depois de ingerir álcool e os resultados com humanos mostraram diferenças distintas antes e depois do consumo, indicando aumento nos níveis de etanol no sangue.

Algo que impressiona é a acessibilidade da tecnologia. Os eletrodos criados para a tatuagem custaram menos de US$ 1, segundo Kim. E a tecnologia vai permitir que os mesmos sensores sejam utilizados para aferir glicose e lactose.

Os pesquisadores pretendem personalizar o dispositivo com uma versão melhor acabada e com um aplicativo mais fácil para os usuários.

Aprimoramento

Atualmente, os métodos mais utilizados para determinar o nível de álcool são o exame de sangue detalhado, que requer a coleta do material por furo na pele, e o bafômetro, mais populares porém bem menos precisos, com altos índices de falha na leitura. No começo do ano, a empresa BAXtrack desenvolveu um protótipo de uma pulseira capaz de detectar álcool por difusão na pele, por meio do suor e vapor, Porém esse resultado pode demorar horas, enquanto a tecnologia da tatuagem pode ser acompanhada em tempo real.

Fonte Quartz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.