Sucesso de 'House of Cards' não é surpresa para a Netflix

Por Redação | 09.04.2016 às 20:00

Você acha que a Netflix dá tiro no escuro para lançar suas séries? É evidente que não. A companhia, que atua a partir da cultura de resultados, tem um longo trabalho antes de criar as tramas, isso porque quer oferecer aos seus clientes exatamente o que eles querem assistir. Pensando nisso, a Netflix não se surpreende com o sucesso de suas séries, e este é o caso da tão aclamada House of Cards. Mas como a Netflix descobre o que fará sucesso entre os espectadores? Pesquisas. Longas pesquisas.

O primeiro passo para determinar o sucesso de uma série é a coleta de dados, que permite que a empresa entenda o que o cliente deseja. Decisões baseadas em dados colhidos são certamente mais seguras do que decisões baseadas em intuições. Claro que existe a chance de fazer a escolha certa por meio da intuição, mas não parece uma boa ideia apostar milhões de dólares em hipóteses, e não é isso o que a Netflix faz.

Para entender o que o espectador desejava assistir, a Netflix analisou todo o seu mercado por meio de coletas de dados de diversas fontes. Não só o comportamento dos espectadores foram avaliados, mas também a retenção em outras séries, as pausas, os cliques e uma série de outros fatores. Para acertar o tiro sem correr riscos a Netflix utilizou o sistema de big data, tendo acesso aos dados que seriam úteis para fazer escolhas.

A partir dos dados colhidos a Netflix teve que estudá-los, e percebeu que o que o público tinha interesse em séries políticas, mas não só. A partir daí nasceu House of Cards, que ultrapassa o ambiente político, explorando diversos temas de interesse do público e com personagens variadas que permitem a identificação do espectador. Diante do entendimento do que deveria ser feito a Netflix teve que definir metas claras visando atingir o seu objetivo: lançar uma série de sucesso, e a comunicação com o público foi a principal estratégia, a partir da mobilização de diversos setores da companhia.

Parece um processo simples, mas entender o que o público realmente quer é um dos maiores desafios das empresas, já que pesquisas superficiais podem apontar ao que o público "acha" que quer. Todo esse investimento em estudos da Netflix não existe por acaso, e o resultado, suas séries de sucesso global estão aí provando isso.

Você já está acompanhando a 4ª temporada de House of Cards? O que está achando?

Fonte: Folha de São Paulo