Publicidade

Vazamento de hélio pode ter causado explosão de foguete da SpaceX

Por| 23 de Setembro de 2016 às 15h29

Link copiado!

Vazamento de hélio pode ter causado explosão de foguete da SpaceX
Vazamento de hélio pode ter causado explosão de foguete da SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Muitas dúvidas ainda pairam sobre a mais recente explosão do foguete Falcon 9, da SpaceX, que aconteceu no início de setembro. Ninguém ficou ferido durante o acidente, mas a empresa tem enfrentado dificuldades para descobrir sua causa.

Nesta sexta-feira (23), a SpaceX publicou um texto revelando os resultados de uma investigação realizada em parceria com a NASA, a Força Aérea e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). Eles descobriram uma brecha no sistema de hélio criogênico do foguete e acreditam que esta seja a causa provável da explosão.O sistema é parte fundamental do projeto de qualquer foguete alimentado por combustível líquido, uma vez que o hélio criogênico é usado para pressurizar esse tipo de combustível.

Mas a melhor notícia para a SpaceX é que a descoberta pode significar que o acidente deste mês não teve nenhuma relação com outro acontecido em 2015, quando o foguete estava em pleno voo com a nave Dragon, carregada com suprimentos para a Estação Espacial Internacional. Na ocasião, o problema foi atribuído a uma estrutura de aço que não suportou a pressão e cedeu, derrubando o tanque de hélio e causando a grande explosão.

Apesar do recente acidente, a Space X pretende voltar a lançar foguetes em novembro deste ano. O próximo lançamento poderá acontecer na base aérea de Vanderberg ou no Cabo Canaveral, Florida, mesma região onde houve a última explosão do Falcon 9.

Continua após a publicidade

Fonte: Tech Crunch