SpaceX lança foguete e coloca 10 satélites em órbita; veja as imagens

Por Redação | 15 de Janeiro de 2017 às 10h27

A SpaceX voltou ao espaço no último sábado (14) e realizou com sucesso o lançamento de 10 satélites a bordo de um Falcon 9. A empresa também conseguiu trazer o foguete de volta com um pouso suave.

A companhia de voos espaciais de Elon Musk concluiu com êxito a sua missão de colocar em órbita os satélites da empresa de telefonia Iridium após um lançamento que aconteceu na Base da Força Aérea de Vandenberg, localizada no Condado de Santa Bárbara, na Califórnia, Estados Unidos.

Cerca de 10 minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou com sucesso e aterrissou em um navio no Oceano Pacífico. A SpaceX capturou imagens da descida e publicou um vídeo incrível mostrando o pouso do Falcon 9, que quase acertou em cheio o centro do alvo desenhado na plataforma. O procedimento deveria ter acontecido no domingo passado, mas foi adiado devido ao mau tempo.

O voo foi o primeiro depois que a licença da SpaceX, concedida pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, foi suspensa devido a um acidente que aconteceu em setembro de 2016 e resultou na explosão de um foguete durante um teste pré-lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida.

Na ocasião, um satélite do Facebook que iria ajudar a levar internet à área rural da África explodiu junto com o foguete. A investigação sobre o acidente mostrou que um dos três dispositivos de pressão envolvidos no sistema do tanque líquido de oxigênio da aeronave falhou.

A empresa pretende lançar 27 foguetes em 2017, mais do que o triplo dos oito vôos da empresa privada administrada em 2016, de acordo com um relatório divulgado pelo Wall Street Journal.

Via SpaceX

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.