SpaceX adia para 2018 lançamento de nave que levará humanos ao espaço

Por Redação | 13 de Dezembro de 2016 às 08h48

As consequências da recente explosão do foguete Falcon 9 da SpaceX, durante testes nos Estados Unidos, continuam a ser sentidas. A empresa de Elon Musk declarou ao blog TechCrunch na segunda-feira, 12, que terá de adiar para 2018 o plano de lançar a Crew Dragon, sua nave espacial que irá levar humanos ao espaço. Isso porque precisa de mais tempo para reavaliar e implementar os "designs, sistemas e processos" da tecnologia usada em seu foguete.

A missão é significativa, já que será a primeira vez que a SpaceX tripula a cápsula reutilizável Dragon, que será enviada para o espaço por um de seus foguetes. Se nenhum ajuste adicional for feito ao plano remodelado, o voo de teste tripulado ocorrerá em maio de 2018. A ideia inicial era de levar humanos ao espaço no ano que vem.

A tecnologia de foguete da SpaceX está sob escrutínio depois que um reforço do Falcon 9 explodiu na plataforma de lançamento durante uma operação de reabastecimento em 1º de setembro. O Falcon 9 deverá voltar a voar em janeiro, numa missão não tripulada para colocar 10 satélites pequenos da empresa de comunicações Iridium em órbita.

A mudança na programação de lançamento da Crew Dragon pode estar ligada ao fato de que a companhia espacial privada estava planejando abastecer seus foguetes com a cápsula no lugar, e com os astronautas dentro. Com isso em mente, e como segurança é primordial nestes casos, a decisão da SpaceX em reavaliar sua tecnologia que vai ao espaço faz todo o sentido.

Até 2018, a equipe de tripulação comercial da SpaceX continua "a trabalhar em estreita colaboração com a NASA e está completando todas as etapas planejadas para este período". Isso inclui um lançamento de teste de uma nave sem tripulação até o fim de 2017, assim como testes de trajes espaciais, paraquedas e outros equipamentos relacionados.

Fonte: TechCrunch

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.