Chegada da Sonda Juno à Júpiter será transmitida nesta segunda

Por Redação | 04.07.2016 às 18:55

Após cinco anos, a sonda Juno chega ainda hoje a seu destino final, o planeta gigante Júpiter, e daqui da Terra será possível ver a aproximação pelos seus "olhos". A NASA divulgou fotos e um vídeo dos primeiros momentos da chegada da nave em que é possível ver as quatro luas de Júpiter.

O vídeo em timelapse foi feito ao logo de alguns dias e captou o movimento orbital das luas de Júpiter descobertas por Galileu - Europa, Io, Calisto e Ganimedes. A JunoCam foi desenvolvida para capturar imagens de Júpiter como nunca foi possível, mas a missão vai além de fotos.

Por mais curioso que pareça, um dos motivos é estimular mais pessoas a se envolverem com ciência e astronomia. Os pesquisadores da missão pretendem convidar astrônomos amadores a identificarem pontos interessantes da atmosfera do planeta e, no segundo semestre, fazer uma votação pública sobre quais assuntos a Juno deve dar atenção. "Todo o mundo pode ser parte da experiência JunoCam", explica a engenheira de operações Elsa Jensen.

Juno Júpiter

A JunoCam é um de nove instrumentos carregados pela sonda, entre eles estão o magnetômetro, que permite medir o campo magnético do planeta, cerca de 20 mil vezes mais intenso que o da Terra, e como ele foi formado. Também pela primeira vez, será possível estudar por meio de micro-ondas a atmosfera e as profundezas do planeta em busca de água, que também poderia trazer informações valiosas sobre a formação do astro.

A chegada de Juno está prevista entre 23h30 de segunda (4) e 0h05 de terça (Brasília), mas, devido à distância de 48 minutos-luz da Terra, tudo o que observado daqui é com um atraso de quase uma hora. A previsão de conclusão da missão é fevereiro de 2018, quando ela deverá mergulhar na atmosfera jupteriana para não contaminar acidentalmente alguma das luas com bactérias terrestres. Leia mais sobre a missão em nossa matéria.

Fonte Mashable