Sistema de estrelas do Netflix não significa qualidade

Por Gustavo Rodrigues | 01.06.2016 às 20:35 - atualizado em 01.06.2016 às 21:22

Você já deve ter aberto a Netflix algumas vezes e ficado indeciso com o que assistiria, perdendo tempo buscando justificativa para ver tal série, filme ou documentário. Para não se arrepender, muita gente considera uma boa escolha decidir algo que tenha o maior número de estrelas possível. Entretanto, elas não significam realmente que uma produção é boa ou ruim, apenas que ela está próxima aos seus outros gostos, anteriormente conhecidos pelo que você já viu pela plataforma de streaming.

Para verificar se a quantia de estrelas das produções diminuíam ou aumentavam para usuários diferentes, comparamos dois perfis que assistem a coisas totalmente diferentes na Netflix. O primeiro deles é de um usuário que costuma ver uma grande quantia de filmes independentes, muitas séries da própria empresa, algumas comédias românticas e uma ou outra animação. O segundo perfil usa a mesma conta que o primeiro, mas os gostos são muito diferentes, regados a muitas comédias românticas, poucas séries, nada que envolva muita ação e alguns desenhos bastante infantis.

Estas diferenças são mais do que suficientes para aumentar ou diminuir as estrelas que as produções recebem, além de alterar o que a própria plataforma deixa em destaque para o usuário. Por exemplo, tanto o primeiro quanto o segundo usuário nunca assistiram ao filme Simplesmente Acontece pela Netflix, mas o número maior de romances vistos pelo segundo tornou o longa merecedor de 5 estrelas, enquanto que para o primeiro ele só recebe 4. Veja abaixo:

Netflix Perfil
Netflix Perfil

Outro exemplo gritante nestes perfis é referente ao conteúdo infantil. Como o segundo já deu play em muito mais desenhos do que o primeiro, outras produções com o mesmo público-alvo ganham uma "nota" superior. O exemplo mais claro disso é o filme Carrossel, que tem 4 estrelas no segundo perfil e apenas 1 no primeiro. Quanto mais diversificado for o conteúdo que você assiste pela plataforma de streaming, mais chances há dela te mostrar mais produções com temáticas diferentes. Alguns gêneros ou estilos de produção podem nem aparecer para determinados usuários. Por exemplo, nenhuma opção de novela ganha destaque quando para o primeiro perfil.

Netflix Perfil
Netflix Perfil

Um perfil recém-criado será influenciado pelas preferências do usuário perguntadas antes de entrar na Netflix, mas o aumento ou a diminuição de estrelas será muito pequeno. Entretanto, algumas séries e filmes ficam com uma "nota" grande mesmo para usuários com gostos diferentes, o que pode indicar uma outra interferência da plataforma para indicar determinadas produções.

Por isso, leve em conta que por mais que já apareçam milhares de opções para você escolher logo que abrir a Netflix, talvez seja mais interessante usar a busca da plataforma para encontrar algo que fuja um pouco do que está habituado. Muitas ou poucas estrelas não significam necessariamente a qualidade daquilo que está prestes a assistir, apenas uma porcentagem em compatibilidade com os seus gostos através do algoritmo da plataforma.

Fonte: Publicidade e Propaganda da Depressão&