Seus tweets podem indicar quantas calorias você está queimando

Por Redação | 15.02.2017 às 12:38

Uma nova pesquisa do Laboratório de História Computacional da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, está usando os tweets publicados pelos usuários para saber quantas calorias elas estão queimando.

A contagem calórica via Twitter acontece graças a uma ferramenta online chamada Lexicocalorimeter. O programa reúne milhões de tweets de determinadas regiões dos Estados Unidos e, em seguida, procura por termos alimentares, como sorvete, bem como frases relacionadas a atividades, como assistir TV ou andar de bicicleta.

Usando dados sobre o valor calórico de cada alimentos e a quantidade média de calorias queimadas em cada atividade, todos os dados obtidos nos tweets são marcados e compilados em duas categorias: entrada calórica e saída calórica.

"Esta pode ser uma poderosa ferramenta de saúde pública", explica o pesquisador Peter Dodds, um dos líderes do projeto. "É parecido com ter uma imagem de satélite de como as pessoas em estado ou cidade estão comendo e se exercitando."

Naturalmente, as medições não são perfeitas, uma vez que as mensagens postadas na plataforma de microblogging podem não corresponder exatamente ao que o usuário está comendo ou fazendo naquela hora. É por isso que os pesquisadores dizem que as contagens calóricas "não significam números absolutos, mas sim têm poder para comparações".

O que os pesquisadores descobriram até agora é que os norte-americanos do Twitter definitivamente gostam de bacon. A palavra está no alto da lista de termos que empurra o estado com a maior contagem de calorias dos EUA.

Se você fosse avaliar os seus hábitos alimentares e de saúde de acordo com seus tweets, qual seria o veredito? Muito hambúrguer ou muito frango com batata doce? #PartiuAcademia ou #Cochilo?

Via Mashable