Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Satélite brasileiro para melhoria da internet está em fase final de testes

Por| 08 de Agosto de 2016 às 21h15

Link copiado!

Satélite brasileiro para melhoria da internet está em fase final de testes
Satélite brasileiro para melhoria da internet está em fase final de testes

Seguindo os protocolos para qualquer lançamento, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) entrou em seus testes finais. O equipamento brasileiro deve começar as suas operações em 2017, auxiliando o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para aumentar a cobertura e a velocidade de internet em áreas isoladas.

De acordo com Artur Coimbra, diretor de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a tecnologia desenvolvida para o SGDC é mais adequada para proporcionar acesso à rede em áreas remotas. Assim, a ideia é que o Brasil possa avançar na conectividade, seguindo o mesmo modelo de outros países.

"O SGDC faz parte de uma nova geração de satélites, utilizando a banda Ka, que vem sendo usada em complemento a programas de banda larga em diversos países. A tecnologia em banda Ka, permite velocidades comparáveis com as obtidas por uma rede terrestre e conta ainda com antenas de menor dimensão, mais baratas e facilmente instaláveis", explicou Coimbra.

Para além do inventimento no PNBL, para o governo o lançamento do satélite tem como objetivo assegurar as comunicações civis e militares brasileiras. "Atualmente, os satélites que prestam serviço para a Defesa são controlados por estações que estão fora do país ou possuem o controle nas mãos de empresas com capital estrangeiro. Em qualquer dos casos, existe o risco de interrupções nos serviços em uma situação de conflito internacional ou decorrente de outros interesses políticos ou econômicos", finalizou o diretor.