Saiba como assistir à chuva de meteoros Delta Aquarídeas na próxima semana

Por Redação | 20 de Julho de 2016 às 21h40

Entre os dias 28 e 29 de julho, nós que estamos no hemisfério Sul do planeta poderemos assistir ao espetáculo da chuva de meteoros Delta Aquarídeas, que ficará visível nessas datas. O evento, na verdade, já está acontecendo desde o dia 12, mas somente na próxima semana a visibilidade estará em seu ponto alto.

Chuva de meteoros é um evento astronômico em que um grupo de meteoros é visto irradiando de um único ponto no céu, sendo que esses detritos são resultado de interações de um cometa com o nosso planeta, em que esse material é desprendido de sua órbita e acaba “caindo” aqui. Ao entrar na nossa atmosfera em alta velocidade, os meteoros entram em combustão e essa queima é vista aqui do chão como se fossem estrelas cadentes. E a chuva de meteoros que está acontecendo neste momento tem origem na estrela Delta Aquarii, localizada na direção da constelação de Aquário.

Calcula-se que durante esse pico da próxima semana, poderemos ver uma taxa de meteoros de cerca de 20 por hora. O fenômeno será visível em todo o Brasil e o brilho da Lua deverá intensificar ainda mais o espetáculo. Após o pico, a chuva de meteoros continuará rolando até mais ou menos o dia 23 de agosto.

Quer assistir? Como será possível conferir o fenômeno a olho nu, basta ficar atento ao céu noturno lá pelas 5 horas da manhã (no horáro de Brasília). Já caso algo o esteja impedindo de olhar diretamente para o céu (como um céu nublado ou as luzes das grandes cidades, por exemplo), alguns sites farão a transmissão ao vivo do espetáculo. Um deles é o Slooh, que já criou um vídeo em seu canal do YouTube preparando-se para a cobertura no dia 28. Já quem preferir assistir ao fenômeno ouvindo comentários em português, pode ficar atento à cobertura do Espaço Astronômico, que criou um evento no Facebook onde divulgará as informações sobre a transmissão.

Fonte: Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.