Robô bate recorde e resolve cubo mágico em 0,887 segundo

Por Redação | 11.02.2016 às 10:49

Um novo recorde mundial foi estabelecido na resolução do cubo de Rubik, ou cubo mágico. Incrivelmente, um novo robô conseguiu resolvê-lo em menos de 1 segundo. O feito foi conquistado por um robô criado pelo engenheiro industrial Adam Beer. Chamado de Sub1, ele conseguiu resolver o cubo em apenas 0,887 segundo.

Como você pode ver no vídeo abaixo, o robô monta o cubo com o auxílio de três eixos, que estão presentes nos seis lados do cubo. Ele utiliza duas webcams para identificar a configuração atual e, em seguida, ele um algoritmo descobre como resolvê-lo. O Sub1 utiliza peças impressas em 3D e é alimentado por uma placa Arduino.

O algoritmo foi baseado na ideia de que é possível resolver qualquer cubo mágico, não importa a configuração das peças, em apenas 20 movimentos ou menos. No final de janeiro, outra equipe construiu um robô similar que conseguiu resolver o cubo em apenas 0,9 segundo, apenas 0,003 segundo mais lento que o atual recorde.

Já o registro de recorde para humanos é consideravelmente mais lento que o robô, mas não deixa de ser notável. O recorde definido no ano passado foi de Collin Burns, que conseguiu resolver o cubo mágico em apenas 5,25 segundos.

Os criadores do robô Sub1 estão tentando entrar em contato com a equipe do Guinness para certificá-los como recordistas mundiais.

Via TechRadar

Fonte: http://www.techradar.com/news/world-of-tech/a-new-robot-can-solve-a-rubik-s-cube-in-0-887-seconds-1314722?src=rss&attr=all