Retorno da SpaceX ao espaço é adiado novamente devido ao mau tempo

Por Redação | 08 de Janeiro de 2017 às 18h00

O retorno da SpaceX ao espaço previsto para este domingo, 8, que ocorre depois da explosão em setembro passado, que destruiu um foguete Falcon 9 em uma plataforma de lançamento na Flórida, terá de esperar pelo menos mais uma semana.

Agora, o lançamento de diversos satélites de comunicação Iridium da Base da Força Aérea de Vandenberg, na zona da costa central da Califórnia, foi adiado para até pelo menos o dia 14 de janeiro. O adiamento foi decidido por conta das fortes chuvas que atingem o país neste fim de semana, conforme anunciou a SpaceX no Twitter.

O atraso ocorre dois dias depois que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) reautorizou a Licença de Transporte Espacial Comercial do SpaceX, permitindo que retomasse os lançamentos, após concluir a investigação sobre o acidente que causou a explosão do foguete Falcon 9 há quatro meses.

A conclusão foi que um dos três dispositivos de pressão envolvidos no sistema do tanque líquido de oxigênio da aeronave falhou. Especificamente, a equipe de investigação concluiu que a falha se deu provavelmente devido ao acúmulo de oxigênio entre o forro do COPV, uma espécie de tanque de pressurização usado no Falcon 9, e uma fivela do revestimento. Os COPVs são usados em foguetes para conter fluídos de alta pressão e oferecer uma economia substancial em relação aos projetos de tanque completamente metálicos. O objetivo do sistema é manter a pressão do tanque.

Fonte: CNet

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.