Realidade virtual pode virar atração de parques temáticos muito em breve

Por Redação | 01.12.2015 às 10:29
photo_camera Divulgação

A gente já sabe que a indústria de games é quem mais está interessada na expansão da realidade virtual, mas ela não é a única. O cinema e a TV já deram sinais bem claros de que querem abraçar o formato no futuro, assim como outros setores aqui e ali. No entanto, uma empresa teve uma ideia um pouco diferente e bastante promissora para esses óculos tão estranhos. Afinal, se a ideia do acessório é levá-lo para outros mundos, que tal criar um parque de diversões a partir dessa proposta?

A The Void, uma pequena empresa no estado norte-americano de Utah, decidiu usar a tecnologia para fazer algo diferente. Em vez de apenas levar essa realidade virtual para os olhos do público, eles decidiram criar uma espécie de área temática que, em conjunto com o VR, vira uma enorme arena a ser explorada de diferentes formas. Em tese, é mais ou menos como se você pegasse o conceito básico da realidade virtual e colocasse isso dentro de uma partida de paintball.

Como pode ser visto na demonstração apresentada pelo site Tech Insider, os visitantes colocam os óculos e são automaticamente levados para uma espécie de base alienígena, repleta de criaturas estranhas que vêm em sua direção. Ao invés de controlar seu personagem a partir de um controle, o jogador avança pelo cenário construído a sua frente, se espreitando por corredores com arma em punho e tensão no máximo. Assim, ele não apenas vê aquele mundo à sua frente como também sente isso à sua volta.

Para aumentar a sensação de imersão, a The Void preparou alguns efeitos específicos. À medida que os jogadores avançam, eles vão encontrar canais de vento e áreas molhadas, assim como é mostrado no VR. A ideia é que, com isso, as pessoas sintam de verdade aquilo que o jogo está mostrando, criando uma união bem interessante entre o que é real e o que é digital.

Como o Tech Insider aponta, a atração imaginada pela companhia ainda não está aberta ao público e, pelo que foi mostrado na rápida demonstração, ainda é preciso aparar algumas arestas na parte técnica relacionada ao universo criado, que ainda está bem simples e pouco detalhado. Por outro lado, fica claro o quanto essa proposta é diferente de tudo aquilo que já vimos em relação à realidade virtual. Ainda que seja algo bem simples de se imaginar, ninguém teve a coragem de tirar esse conceito do papel até agora. Caso a The Void faça um bom trabalho, como tudo indica, pode ter certeza de que esse formato vai começar a ser replicado em outros parques no futuro. Já imaginou a Disney fazendo algo parecido com Star Wars?

Via: Tech Insider