Quase de surpresa, asteroide passa de 'raspão' pela Terra

Por Redação | 08 de Setembro de 2016 às 22h40
photo_camera Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (7), apenas dois dias depois de ter sido detectado pela NASA, um asteroide, batizado como 2016 RB1, passou muito perto da Terra. Os astrônomos apenas observaram a aproximação da rocha espacial no dia 5 de setembro, graças ao olho afiado de um telescópio refletor Cassegrain, localizado no Catalina Sky Survey, em Tucson, no estado norte-americano do Arizona.

De acordo com informações da agência norte-americana, a dificuldade para o monitoramento do corpo celeste foi o seu pequeno tamanho: aproximadamente 10 metros de diâmetro. De qualquer forma, o minúsculo asteroide chegou perto de se chocar com o nosso planeta, passando a apenas 40 mil quilômetros de distância da Terra.

Apesar do número parecer grande, vale lembrar que isso significa que a rocha passou a uma distância dez vezes menor do que o caminho entre o nosso planeta e a Lua, e por isso pode, inclusive, ser visto a olho nu no hemisfério sul. Felizmente, a trajetória do asteroide se manteve fora do caminho de todos os nossos satélites, e a Terra não correu qualquer perigo.

Fonte: SlashDot

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.