Plutão pode ter um oceano de água líquida embaixo da crosta congelada

Por Redação | 23 de Junho de 2016 às 10h57
photo_camera NASA

Dados coletados pela sonda New Horizons, que sobrevoou Plutão entre julho e meados de novembro de 2015, seguem em análise por cientistas planetários e a hipótese de o planeta-anão ter água em estado líquido escondida em seu interior acaba de ganhar força.

De acordo com um documento publicado no Geophysical Research Letters, foi descoberta atividade tectônica embaixo da superfície congelada do planeta, com a possibilidade de haver um oceano de água líquida entre a superfície e seu núcleo. A investigação ainda sugere que Plutão não seja totalmente sólido, abrindo a possibilidade de outros planetas com formação similar contarem com um oceano subterrâneo.

“Nosso estudo mostra que a recente atividade geológica de Plutão pode ser conduzida só a partir de mudanças de fase no gelo - sem que marés ou materiais tóxicos ou processos pouco usuais sejam necessários”, disse a equipe de cientistas liderada por Noah Hammond, da Brown University. Ainda segundo os pesquisadores, dependendo da profundidade do gelo, a pressão aplicada abaixo da superfície poderia manter a água em estado líquido.

Outro membro do time, Amy Barr, que trabalha no Planetary Science Institute, acredita que essa análise apoia a ideia de que oceanos podem ser uma ocorrência comum em objetos de grande porte do Cinturão de Kuiper, região onde “mora” Plutão. Os cientistas sugeriram ainda que a decadência de minerais radioativos no núcleo rochoso do planeta poderia estar gerando calor suficiente para impedir que a água em seu interior se congele.

Mas muita calma nessa hora: os cientistas não esperam encontrar algum tipo de vida nos supostos oceanos subterrâneos do Plutão, como alguns imaginam que possa existir em Encélado, por exemplo, lua de Saturno onde foi descoberto um oceano global de água em seu subterrâneo.

Fonte: Geophysical Research Letters, Planetary Science Institute, Geek Wire

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.