Pesquisadores usam Oculus Rift para estudar acidentes de quadriciclos

Por Redação | 26.06.2016 às 11:20
photo_camera Reprodução/Digital Trends

Se você pensa que os vídeo games só servem para entretenimento, você está muito enganado. Pesquisadores, em parceria com engenheiros da Universidade de Engenharia para Design de Computador, nos EUA, criaram um simulador de realidade virtual que imita o ato de dirigir um quadriciclo. Junto de um headset do Oculus Rift, uma roupa de sensores de movimento e uma plataforma que simula mudanças no terreno, a experiência é muito real.

Usando todos esses apetrechos, é possível simular qualquer tipo de viagem utilizando quadriciclos, assim como simular as forças exercidas no motorista enquanto ele acelera para cima e para baixo ao tentar desviar dos obstáculos e prosseguir no terreno acidentado.

Embora o projeto pareça ser um game dos mais divertidos, o objetivo do projeto é sério. De acordo com o professor Charles Jennissen, da Universidade Carver, também nos EUA, o número de mortes desde o início dos anos 2000 por causa de quadriciclos tem aumentado cada vez mais. Assim, esse experimento poderá ajudá-lo a estudar as causas que levam as pessoas a perder o controle sobre quadriciclos, Os resultados irão ajudar a melhorar as pesquisas sobre acidentes com quadriciclos, ou até mesmo criar novas leis para a direção desses veículos.

"As questões que estamos investigando incluem: 'o que motoristas mais experientes fazem para lidar com quedas em potencial depois que perdem o controle de seu quadriciclo? Existem características presentes nos motoristas jovens que não são encontradas em motoristas mais velhos? Quanto os passageiros interferem no ato de montar um quadriciclo?' Todos esses problemas podem agora ser explorados por causa da tecnologia, e com esse simulador não precisamos mais nos preocupar sobre machucados potenciais", disse o pesquisador.

Via: Digital Trends