Publicidade

Oscar 2021 permitirá filmes exibidos em cinemas drive-in

Por| 12 de Outubro de 2020 às 20h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A pandemia de COVID-19 causou um enorme impacto no setor do entretenimento. Filmes e séries tiveram a produção paralisada nos sets, sem previsão de retorno, afetando diretamente o calendário de estreias e deixando as emissoras e os estúdios de mãos atadas, sem uma maneira de transmitir conteúdos inéditos para a população mundial, em isolamento ou quarentena.

Os cinemas fecharam as portas e estão reabrindo aos poucos, cumprindo protocolos que variam de prefeitura para prefeitura, mas ainda sem lançamentos para ocuparem as grades de programação. É muita coisa para pensar, mas é claro que, de uma forma ou de outra, isso acabaria impactando na temporada de premiações, que ocorre no início de cada ano. A primeira mudança que ocorreu foi o adiamento das datas, com o Globo de Ouro sendo reagendado do 6 de janeiro para 28 de fevereiro de 2021, data que anteriormente seria do Oscar, que por sua vez pulou para 25 de abril.

E não parou por aí. Além das novas datas, a Academia estipulou novas regras excepcionalmente para a cerimônia de 2021. Pela primeira vez na história, o Oscar permitirá a participação de filmes lançados diretamente no streaming, não mais precisando passar um período em cartaz no circuito comercial.

Continua após a publicidade

Como toda permissão exige algumas regras, essa não foi diferente. Os filmes não poderão ser feitos puramente para o streaming, e sim, contarem com um planejamento de lançamento tradicional. Porém a Academia vai considerar eventuais cancelamentos de cronograma por conta da pandemia de COVID-19.

A novidade da vez é que o cinema drive-in, estilo que se popularizou com o período de distanciamento social, vai entrar nessa roda. Uma nova regra estabelece os filmes que forem exibidos nesses lugares poderão concorrer ao Oscar na cerimônia de 2021 desde que haja pelo menos uma sessão por dia, em outros casos, os filmes precisam ter no mínimo três sessões.

Continua após a publicidade

A regra qualifica os cinemas drive-in em Los Angeles, Nova York, São Francisco, Chicago, Miami e Atlanta como "um espaço comercial, no entanto, a exigência de exibição será ajustada de três vezes ao dia para uma vez ao dia."

A 93ª edição do Oscar está prevista para 25 de abril de 2021, ainda não há informações se acontecerá num formato digital, como a última edição do Emmy.

Fonte: The Hollywood Reporter