ONU anuncia sua primeira missão espacial para 2021

Por Redação | 29 de Setembro de 2016 às 13h16

A Organização das Nações Unidas (ONU) está planejando lançar sua primeira missão espacial em 2021, o que dará aos países em desenvolvimento a oportunidade de enviar cargas para a órbita terrestre baixa. A nave Dream Chaser, da empresa norte-americana Sierra Nevada, será a responsável por levar a primeira missão do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA).

"Uma das principais responsabilidades da UNOOSA é promover a cooperação internacional no uso pacífico do espaço exterior", disse Simonetta Di Pippo, diretora do Escritório, durante o Congresso Internacional de Astronáutica, que aconteceu esta semana no México.

"Tenho orgulho de dizer que uma das maneiras como a UNOOSA vai conseguir isso, em colaboração com a Sierra Nevada, é dedicando toda uma missão de microgravidade para os Estados-Membros das Nações Unidas, muitos dos quais não têm a infraestrutura ou apoio financeiro para ter um programa espacial independente", completou.

Isso significa que os países em desenvolvimento terão a chance de participar de um voo de 14 dias na órbita baixa da Terra, desde que eles consigam pagar a sua parte na divisão dos custos da missão. A ONU também está em busca de patrocinadores para cobrir grande parte do financiamento do seu primeiro voo espacial.

Ao longo dos próximos anos, os países membros da ONU poderão enviar suas propostas de cargas para a missão. Di Pippo afirmou que a Organização está aberta às mais variadas propostas, desde materiais capazes de resistir à corrosão no espaço até experimentos relacionados à mudança climática. As cargas serão selecionados no início de 2018, a fim de dar tempo para o desenvolvimento e integração na nave espacial Dream Chaser para o lançamento em 2021.

Dream Chaser

A nave Dream Chaser, da Sierra Nevada, aparece em testes realizados em junho de 2013 no Centro de Pesquisa de Voo Dryden (DFRC) na NASA, na Califórnia (Foto: Ken Ulbrich / NASA)

Fonte: UNOOSA

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.