Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ONU anuncia sua primeira missão espacial para 2021

Por| 29 de Setembro de 2016 às 13h16

Link copiado!

ONU anuncia sua primeira missão espacial para 2021
ONU anuncia sua primeira missão espacial para 2021

A Organização das Nações Unidas (ONU) está planejando lançar sua primeira missão espacial em 2021, o que dará aos países em desenvolvimento a oportunidade de enviar cargas para a órbita terrestre baixa. A nave Dream Chaser, da empresa norte-americana Sierra Nevada, será a responsável por levar a primeira missão do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA).

"Uma das principais responsabilidades da UNOOSA é promover a cooperação internacional no uso pacífico do espaço exterior", disse Simonetta Di Pippo, diretora do Escritório, durante o Congresso Internacional de Astronáutica, que aconteceu esta semana no México.

"Tenho orgulho de dizer que uma das maneiras como a UNOOSA vai conseguir isso, em colaboração com a Sierra Nevada, é dedicando toda uma missão de microgravidade para os Estados-Membros das Nações Unidas, muitos dos quais não têm a infraestrutura ou apoio financeiro para ter um programa espacial independente", completou.

Isso significa que os países em desenvolvimento terão a chance de participar de um voo de 14 dias na órbita baixa da Terra, desde que eles consigam pagar a sua parte na divisão dos custos da missão. A ONU também está em busca de patrocinadores para cobrir grande parte do financiamento do seu primeiro voo espacial.

Continua após a publicidade

Ao longo dos próximos anos, os países membros da ONU poderão enviar suas propostas de cargas para a missão. Di Pippo afirmou que a Organização está aberta às mais variadas propostas, desde materiais capazes de resistir à corrosão no espaço até experimentos relacionados à mudança climática. As cargas serão selecionados no início de 2018, a fim de dar tempo para o desenvolvimento e integração na nave espacial Dream Chaser para o lançamento em 2021.

A nave Dream Chaser, da Sierra Nevada, aparece em testes realizados em junho de 2013 no Centro de Pesquisa de Voo Dryden (DFRC) na NASA, na Califórnia (Foto: Ken Ulbrich / NASA)

Fonte: UNOOSA