Siga o @canaltech no instagram

O que esperar do evento que a Apple marcou para a segunda-feira (25)

Por Felipe Ribeiro | 22 de Março de 2019 às 15h10
(Imagem: Divulgação/Apple)
Tudo sobre

Apple

Saiba tudo sobre Apple

Ver mais

Com o lançamento de novos iPads nesta semana, a Apple deu uma esfriada nos ânimos do mercado e de seus fãs para o evento que acontecerá na próxima segunda-feira (25) no auditório Steve Jobs, em Cupertino, Califórnia. Com esta ação da Maçã, a solenidade ficará exclusiva para ser o palco do anúncio de novos serviços.

Perdendo mercado em países com a China e até o Brasil, a Apple sabe que precisa de novidades para alavancar seus ganhos e dar uma retomada em seu status de líder de mercado — e, claro, com o entretenimento é possível fazer isso. O que virá, de fato, só descobriremos durante o evento, mas já podemos especular o que será anunciado na próxima segunda-feira.

Serviço de assinatura de notícias

Uma das coisas que devemos ver neste evento é o anúncio do serviço de assinatura de notícias da Apple. Segundo rumores, ele seria inspirado no aplicativo Texture, comprado no ano passado pela Maçã, e que funcionava como uma espécie de indexador que reunia uma quantidade prévia de artigos de revistas e jornais para seus assinantes. A briga, no entanto, é para ver quais veículos de mídia darão o suporte a esta ferramenta. Segundo o The New York Times, o The Wall Street Journal seria um dos jornais a terem assinado com a Apple para participar do novo serviço.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Interface do Texture, que deve ser modificada após evento de segunda

Ainda há muitas outras perguntas não respondidas. O preço inicial deverá ser de US$ 10 mensais (R$ 37,90 na conversão direta), mas não sabemos se haverá outras opções ou pacotes oferecidos. Não está claro, também, se o serviço será limitado apenas a pessoas com dispositivos da Apple, ou se também será liberado para outros sistemas, e também ainda não se sabe se a Maçã fará ofertas para quem já é usuário Apple pagar mais barato pela assinatura.

Streaming de vídeos

Como já é do conhecimento de todos, a Apple vai sim ter seu serviço de streaming para concorrer com a Netflix, a Amazon e, futuramente, com a Disney. A questão é: será que a Maçã terá conteúdo original logo de cara para dar mais peso a este anúncio?

Nos últimos anos, tanto a Netflix quanto a Amazon gastaram bilhões de dólares produzindo séries e filmes originais, uma estratégia onerosa e um tanto arriscada que rendeu frutos na forma de estátuas de ouro brilhantes para ambas as empresas. O Oscar obviamente sinaliza um certo prestígio, mas os esforços da Netflix e da Amazon não são apenas sobre prêmios. Assim como a Apple, o objetivo é oferecer experiências exclusivas ou semi-exclusivas que atraiam pessoas para seus serviços.

As primeiras tentativas da Apple com programação original foram embaraçosas. Planet of the Apps foi enterrada após uma temporada e a série de scripts de Dr.Dre foi abandonada. Mas a empresa já contratou veteranos da TV e assinou acordos com grandes talentos para desenvolver novos programas — incluindo Oprah Winfrey, Steven Spielberg, Reese Witherspoon, Jennifer Aniston, Steve Carell, Brie Larson, J.J. Abrams, Kumail Nanjiani e Emily V. Gordon.

No entanto, de acordo com Peter Kafka, do Recode, a Apple está concentrando seus esforços em criar uma espécie de “nova vitrine” que ajudaria a canalizar clientes para os serviços de vídeo já existentes, dos quais a Apple teria uma fatia pela assinatura. Emissoras como HBO e Showtime podem fazer parte da empreitada, se os rumores se mostrarem verdadeiros. Dessa maneira, as produções originais da Apple podem se tornar uma espécie de bônus adicional, dentro desse espectro. Enquanto isso, a Netflix disse explicitamente que não fará parte do novo serviço de streaming de vídeo da Apple.

O Canaltech acompanhará o evento ao vivo na segunda (25), trazendo aos leitores as novidades assim que forem anunciadas pela Maçã.

Fonte: Wired

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.