O que acontece quando fãs da Apple usam um Android achando ser o iOS 9?

Por Redação | 06.08.2015 às 11:26

Não é raro encontrarmos fãs de iOS e Android discutindo sobre qual o melhor sistema mobile. Por alguma razão, eles acham que é preciso chegar a uma conclusão de qual é o smartphone supremo e não economizam argumentos para isso. Mas será que esse fervor é realmente por causa das funcionalidades de cada sistema ou já virou uma devoção cega à marca?

Pois alguém decidiu testar essa paixão da melhor maneira possível. A partir de um dos vários clones do iPhone presentes no mercado — a gente até já falou sobre uma cópia do modelo 6S, que ainda nem foi lançado —, o canal alemão Dit Is Normaal foi atrás desses fãs para perguntar sua opinião sobre o novíssimo iOS 9. O ponto era que, na verdade, eles estavam diante apenas de uma modificação do bom e velho Android. E o resultado é exatamente aquilo que você imagina.

Como pode ser visto no vídeo abaixo, a grande maioria dos entrevistados adorou as "novidades" que a Apple introduziu na suposta atualização, com destaque para o controle de música mesmo quando você está navegando pela internet e a velocidade do sistema. Há ainda quem aponte o belo visual como algo único para a Apple, mesmo a empresa de Cupertino não tendo feito nada nesse sentido.

É claro que há aqueles que perceberam a "semelhança" com o Android, mas a grande maioria não viu nisso um problema. Alguns até destacaram que, no fim das contas, a Maçã continua fazendo melhor mesmo quando se aproxima da concorrente. Afinal, você viu como o iOS 9 é rápido e suave? Isso jamais aconteceria em um aparelho com Android!

Outro ponto que chama a atenção é que muitos dos fãs destacam a personalização do falso iPhone como uma das grandes novidades da versão, algo que a Apple nunca se preocupou em trazer em seus smartphones. E o curioso é que somente agora os fãs do iPhone apontam essa possibilidade como uma necessidade — mesmo este sendo um dos diferenciais da Google desde sempre.

No fim das contas, o pequeno experimento sociológico revela aquilo que todo mundo já sabia: não importa o que a Apple lance, os apaixonados pela marca sempre vão achar que aquilo é a melhor coisa do mundo — por mais que não seja a mais original e nem que aquilo seja realmente verdade. No máximo, eles afirmam que precisam se acostumar com as novidades, mas que isso não é nenhum problema.

Mais do que isso, ver um Android como se ele fosse um iOS fez com que muita gente finalmente parasse para analisar de verdade o que o sistema do Google oferece em termos de recursos exclusivos — algo que muitos não fazem por conta dessa briga boba de "o meu é melhor que o seu".

O engraçado disso tudo é que, em determinado momento do vídeo, aparece um rapaz que diz ser fanboy da Samsung e nem mesmo isso foi o suficiente para fazê-lo reconhecer o sistema operacional que supostamente usa todos os dias.

E, como o site Slash Gear aponta, esse é o tipo de coisa que nem mesmo os fãs do Android podem comemorar de verdade. Embora seja realmente engraçado ver fanboys da Apple sendo enganados dessa forma, isso mostra o quanto a empresa conseguiu engajar a comunidade de modo a fazer com que qualquer novidade lançada seja muito bem recebida — mesmo sendo um produto de outra fabricante.

Via: Dit is Normaal (YouTube), Slash Gear