O foguete mais rápido do mundo enviou um satélite "espião" ao espaço

Por Redação | 29 de Julho de 2016 às 07h39

Não, dessa vez não vamos falar sobre a SpaceX. Nesta quinta-feira (28), a United Launch Alliance (ULA) levou ao espaço um satélite espião utilizando o foguete mais rápido do mundo: o Atlas V. Formada em 2006 a partir de uma união entre a Lockheed Marting e a The Boeing Company, a ULA fornece lançamentos espaciais ao governo dos Estados Unidos, incluindo o departamento de defesa e a NASA.

O foguete NROL-61 decolou a partir do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, levando um satélite secreto para o Escritório Nacional de Reconhecimento (NRO), que está na órbita do nosso planeta. Esse foi o voo 23 da ULA para o NRO, que controla satélites usados para vigilância.

foguete Atlas-V da ULA

(Reprodução: ULA)

A carga enviada é misteriosa, e sabe-se apenas que se trata de um satélite “espião” cujo mascote é um réptil chamado Spike, que pode ser visto estampando o satélite. Apesar de não esclarecer o mistério quanto à missão desse satélite no espaço, o NRO publicou em seu Twitter nos últimos dias alguns teasers da missão com o réptil:

O Atlas V é um veículo de lançamento descartável e considerado o mais veloz do mundo. Em seus mais de 15 lançamentos desde o primeiro em agosto de 2002, o Atlas V mantém uma taxa de sucesso de quase 100%, com exceção de uma anomalia ocorrida em um lançamento de 2007, que desligou o motor antes da hora, deixando a carga (um satélite de vigilância oceânica) em uma órbita abaixo do devido.

No vídeo a seguir podemos ver imagens do lançamento bem-sucedido:

Fonte: The Verge