Nuvens de água são encontradas fora do sistema solar

Por Redação | 08 de Julho de 2016 às 18h05
photo_camera Wikimedia Commons

Parece que nuvens de água não são elementos exclusivos do planeta Terra. Um time de astrônomos liderados pela Universidade de Califórnia/Santa Cruz, nos Estados Unidos, encontraram pela primeira vez fortes evidências que indicam a existência de nuvens de água fora do sistema solar.

Segundo o professor de astronomia e astrofísica, Andrew Skemer, participante do grupo de pesquisa, o espectro analisado pelo time mostra que a WISE 0855 é dominada por vapores de água e nuvens, com uma aparência geral que lembra muito Júpiter.

A WISE 0855 é uma anã marrom, ou estrela falha localizada há 7.2 anos luz da Terra e contém cinco vezes a massa de Júpiter. A temperatura da estrela é de 10 graus Fahrenheit (ou 250 graus Kelvin), o que significa que este corpo celeste é uma das massas mais frias do espaço.

De acordo com os dados divulgados pela universidade, observações iniciais da estrela em 2014 indicam que nuvens de água possam sobrevoar em torno do objeto, mas as observações foram baseadas em dados fotométricos limitados. Recentemente, os cientistas foram capazes de observar a anã marrom utilizando o telescópio Gemini-North localizado no Havaí por treze noites, num total de 14 horas, o que permitiu localizar as medidas do espectro.

Via: The Verge

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!