Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo algoritmo da Netflix consome menos dados sem afetar qualidade do streaming

Por| 16 de Dezembro de 2015 às 11h05

Link copiado!

Novo algoritmo da Netflix consome menos dados sem afetar qualidade do streaming
Novo algoritmo da Netflix consome menos dados sem afetar qualidade do streaming
Tudo sobre Netflix

Talvez você nem perceba, mas na hora de assistir a um vídeo no YouTube ou na Netflix, a plataforma executa o conteúdo com base na sua velocidade de internet - quanto maior ela for, maior será a qualidade da transmissão. Neste quesito, a companhia norte-americana responsável por House of Cards e Jessica Jones tem se esforçado, desde 2011, para aprimorar a forma como transmite seus programas aos usuários. E os trabalhos de melhoria vão continuar no ano que vem, com uma novidade que promete agradar principalmente quem utiliza conexões mais lentas.

Em entrevista à revista Variety, Anne Aaron, chefe de desenvolvimento e algoritmos de vídeo na Netflix, confirmou que a companhia em breve terá um novo algoritmo mais inteligente e mais rápido. Na prática, o objetivo é oferecer streaming de vídeos que consome 20% menos dados e sem reduzir a qualidade daquilo que o usuário está assistindo.

Atualmente, o catálogo da entidade ocupa mais de 3 petabytes de armazenamento na nuvem, uma vez que é preciso guardar cada título em diferentes resoluções (tanto de imagem quanto de áudio) e tamanhos oferecidas pela plataforma. Isso sem contar que cada um desses filmes roda de uma maneira diferente em cada dispositivo, seja ele um tablet, uma TV ou smartphone.

Com o novo algoritmo, ao invés de adequar a transmissão com base única e exclusivamente na velocidade de conexão do usuário, a Netflix passará a levar em conta também o filme, série ou programa de TV visualizado naquele momento. Para a plataforma, nem todos os títulos precisam ter exatamente a mesma taxa de bits, que varia de acordo com tipo de conteúdo. "Você não deve atribuir a mesma quantidade de bits para My Little Pony e para Os Vingadores", destacou Aaron.

Continua após a publicidade

O exemplo citado pela executiva faz todo o sentido para justificar a criação do novo algoritmo. Enquanto o filme de super-heróis da Marvel exige a máxima qualidade de áudio e imagem para reproduzir todos os efeitos visuais e sonoros, o desenho My Little Pony precisa de uma taxa de bits muito inferior - mais precisamente de apenas 1.500 kbps para rodar em Full HD. Lembrando que, quanto maior for a quantidade de bits (ou bitrate), maior é a quantidade de informação armazenada pelo vídeo em um segundo.

Ainda segundo a Netflix, a empresa está fazendo testes com a audiência para saber se os usuários são capazes de notar a diferença desse novo algoritmo. Como informa a Variety, que participou de uma apresentação na sede da companhia, dois episódios de Orange is the New Black foram exibidos em alta resolução em duas TVs lado a lado: uma delas rodava a 5.800 kbps, enquanto a outra transmitia a mesma imagem a 4.640 kbps. Segundo a revista, a qualidade de imagem era praticamente a mesma, o que significa que, pelo menos no aspecto técnico, houve uma economia de 20% no consumo de dados.

A Netflix afirma que o algoritmo estará disponível em todos os países em que a empresa atua até o final de 2016 e que todo o catálogo deve ser adequado à novidade até o primeiro trimestre do próximo ano.

Fonte: Variety