Publicidade

Nova missão da NASA se prepara para chegar ao cometa Bennu

Por| 28 de Julho de 2016 às 09h48

Link copiado!

Nova missão da NASA se prepara para chegar ao cometa Bennu
Nova missão da NASA se prepara para chegar ao cometa Bennu

Após chegar ao Cabo Canaveral no dia 7 de junho, a sonda Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer (OSIRIS-REx) da NASA está se preparando para, no dia 8 de setembro, iniciar sua viagem ao asteroide Bennu. O objetivo da missão é procurar estruturas e vestígios de vida, já que muitos pesquisadores acreditam que os ingredientes necessários para sua criação foram trazidos para a Terra por meio de asteroides e cometas que se chocaram contra o planeta.

A missão

A missão faz parte do projeto da NASA chamado de Programa Novas Fronteiras. Após o lançamento em setembro, a nave espacial levará aproximadamente 2 anos para chegar até o asteroide e começar os experimentos. Para realizar os procedimentos de mapeamento da superfície e reconhecimento do local, a sonda levará mais dois anos, e só em 2020 começará de fato as operações de amostragem. Finalmente, em 2023, a OSIRIS-REx estará de volta ao no nosso planeta com as amostras e todos os dados coletados.

Continua após a publicidade

Para encontrar esses elementos no asteroide, a sonda vai levar equipamentos que servirão para mapear a luz refletida pelo cometa e assim identificar diferentes tipos de moléculas. Esses sensores vão permitir aos cientistas identificar diferentes materiais orgânicos e moléculas de água e escolher o melhor local para coletar as amostras.

“O OVIRS (OSIRIS Visible e Infrared Spectormeter) é a ferramenta chave para nossa busca por elementos orgânicos no Bennu”, disse o pesquisador principal da missão na Universidade do Arizona, Dante Lauretta, em um comunicado. “Especificamente, vamos contar com ele para encontrar áreas ricas em moléculas orgânicas e para identificar possíveis locais de amostra de alto valor para ciência, assim como estudar a composição geral do asteroide”.

Fonte: CNet