Nova ferramenta da Netflix mede qualidade de vídeo para o olho humano

Por Redação | 07 de Junho de 2016 às 09h24

A Netflix desenvolveu uma ferramenta para medir a qualidade de um vídeo considerando como o olho humano percebe as imagens e os movimentos. Como nem sempre os valores digitais dos vídeos refletem como os nossos olhos enxergam a qualidade dos vídeos, a empresa de streaming criou a funcionalidade para compreender melhor como os vídeos podem ser mais agradáveis e bem definidos para os usuários.

A medição é feita com base nos dados de fidelidade visual, efeitos de movimento e perda de detalhes, que, juntos, contribuem para a interpretação do nível real de qualidade de um vídeo para um espectador. A ferramenta pode medir qualquer tipo de vídeo com a mesma precisão, sejam vídeos ao vivo, filmes ou animações.

Com a novidade, a Netflix quer criar uma métrica mais fiel e confiável do que simplesmente a quantidade de pixels que determinam se uma série ou filme de seu catálogo está ou não em alta definição. Assim, a empresa poderá entregar vídeos de melhor qualidade sem necessariamente ter que consumir mais dados da franquia de internet dos usuários.

Outras empresas que também desejarem realizar a medição, seja para descobrirem como melhorar a qualidade de seus vídeos ou para resolver algum problema dessa natureza, poderão utilizar o código-fonte da ferramenta desenvolvida pela plataforma de streaming de filmes que está disponível no GitHub.

Via Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.