Netflix pode retirar sistema de classificação de estrelas do ar

Por Redação | 11 de Janeiro de 2016 às 11h50
photo_camera Divulgação

Se você utiliza a Netflix, certamente já utilizou o sistema de classificação de estrelas para avaliar algum filme ou série. No entanto, a plataforma de streaming de vídeos pode estar considerando retirar este sistema de classificação, visto que em muitos casos ele não reflete a verdadeira avaliação do usuário em relação ao filme. Em uma entrevista, o CPO da Netflix Neil Hunt disse que a empresa está considerando esta hipótese.

Hunt sugeriu que o grande problema com este sistema é que as pessoas tendem a avaliar os filmes baseados em sua qualidade versus a quantidade de prazer que obtiveram ao assistir a produção. Citando um exemplo, o filme de Adam Sandler, "The Ridiculous Six", obteve muitas horas de visualização entre os usuários, mas mesmo assim foi muito mal classificado.

Netflix

De acordo com Hunt, quando o usuário classifica um filme agradável como sendo um filme de má qualidade, o sistema acha que ele odiou o filme e, por sua vez, utiliza os dados e algoritmos para sugerir outros filmes que não estão muito bem relacionados com o gosto do usuário. Isso certamente faz com que ele fique menos induzido a assistir outra produção, tendo em vista que não lhe foi sugerido nenhum filme de seu gosto.

Apesar do incômodo com o sistema de classificação de 5 estrelas, não há planos efetivos para acabar com o sistema atual. No entanto, Hunt garante que a Netflix está explorando alternativas, como um simples "curtir/não curtir" ou um sistema de porcentagem de satisfação.

Via Ubergizmo

Fonte: http://www.ubergizmo.com/2016/01/netflix-drop-5-star-system/?utm_source=mainrss

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.