Netflix leva a fuga de Pablo Escobar em Narcos para a capa dos jornais

Por Redação | 02 de Setembro de 2016 às 12h22

Esqueça a crise política, os confrontos em manifestações contra o golpe ou a situação econômica do Brasil: a notícia do dia nos principais jornais do país é mesmo a fuga de Pablo Escobar da prisão. Mas fique tranquilo, pois o maior e mais famoso traficante da Colômbia não escapou do reino dos mortos e não há nenhum perigo lá fora — a menos que você esteja lendo isso em 1992. Trata-se, na verdade, de uma curiosa ação da Netflix para promover a segunda temporada de Narcos, que estreia nesta sexta-feira (02).

Jornais como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Zero Hora trouxeram uma capa totalmente centrada no chefe do narcotráfico colombiano — e todos com textos jornalísticos, tal qual aqueles que você encontra em qualquer outro dia. No caso da Folha, inclusive, eles republicaram as matérias originais de 1992, quando Escobar realmente escapou da prisão La Catedral. Com direito a fotos de época, mapas e outras informações adicionais, o periódico adaptou sua edição de duas décadas atrás para promover o retorno da série. Já o Estadão foi ainda mais ousado e reescreveu todas as notícias, deixando-as atualizadas ao estilo de hoje.

Apesar da simulação de uma capa autêntica de jornal, todas as publicações que entraram na brincadeira deixaram bem claro que aquilo é um informe publicitário para que não houvesse margem para dúvidas. Ainda assim, trata-se de uma excelente estratégia para lembrar o público não apenas da volta da série, mas de que todos os acontecimentos vistos no seriado da Netflix são baseados em fatos reais — por mais absurdos que muitos deles pareçam. Como um dos primeiros episódios já diz, não é à toa que a Colômbia é o berço do realismo fantástico.

Narcos jornais

Fuga de Pablo Escobar é manchete nos principais jornais do Brasil, mas só para promover Narcos

No entanto, vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Netflix faz uma ação desse tipo envolvendo jornais brasileiros. No início deste ano, ela fez algo semelhante para promover a nova temporada de House of Cards, trazendo manchetes sobre o personagem Frank Underwood na capa de jornais como O Povo e Zero Hora, além de revistas conhecidas por sua cobertura política, como Veja e Carta Capital.

A segunda temporada de Narcos já está disponível na Netflix. Assim como já é de costume com suas séries originais, todos os episódios estão disponíveis de uma só vez, o que faz com que este final de semana seja perfeito para uma maratona. Afinal, ninguém quer um spoiler que pode ser encontrado em uma página de jornal antigo, não é mesmo?

Via: B9

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.