Netflix lança nova ferramenta em código aberto para gerenciar nuvem da Amazon

Por Redação | 20 de Novembro de 2015 às 08h54

A Netflix anunciou o lançamento do Spinnaker, seu novo projeto open source desenvolvido em parceria com o Google, Microsoft e Pivotal. A interface web para implementações de aplicativos e gerenciamento de nuvem já está em desenvolvimento há mais de um ano como um substituto para o Asgard, modelo anterior da Netflix para o gerenciamento de recursos de nuvem do Amazon Web Services.

O Spinnaker automatiza a implantação de novas funcionalidades e atualizações de software simultaneamente no AWS e no Google Cloud Platform com compatibilidade completa de recursos em ambos os provedores de nuvem. A criação do suporte para o Microsoft Azure e Pivotal, a joint venture em nuvem da EMC e VMWare já está "ativamente em andamento".

A ferramenta está sendo apontada pela gigante do streaming de vídeo como uma plataforma de entrega contínua baseada em open source para liberar mudanças de software. A grande diferença é que esta é uma plataforma multinuvem sobre a qual os engenheiros podem executar implantações em dois provedores simultaneamente.

Spinnaker

Netflix Spinnaker (Imagem: Netflix Tech Blog)

O Spinnaker já está disponível no GitHub e a Netflix esclareceu que não há necessidade de migrar ativos do Asgard para o Spinnaker, uma vez que todas as alterações são compatíveis entre as duas plataformas.

Fonte: Netflix Tech Blog

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.