Netflix está sendo acusada de roubar tecnologia que permite ver vídeos offline

Por Redação | 06 de Fevereiro de 2017 às 13h06
photo_camera Extreme Tech

A Netflix está sendo processada por uma daquelas empresas conhecidas popularmente como "troll de patentes", que são especializadas em adquirir patentes sem nunca pensar em criar produtos relacionados a elas, apenas com o objetivo de processar quem as infringir.

No caso da empresa por trás do serviço de streaming de vídeos mais famosos do mundo, a acusadora é a Blackbird Technologies, uma empresa sem produtos ou ativos que não sejam patentes. Fato é que a Blackbird é dona de uma patente norte-americana relacionada a vídeos com recursos de visualização offline, assim como a funcionalidade recém-liberada pela Netflix.

A empresa em questão foi fundada por dois ex-advogados de patentes de grandes empresas, Wendy Verlander e Chris Freeman. Na última semana, eles entraram com uma ação contra uma série de serviços de streaming que permitem o download de conteúdo para visualização offline, entre eles Netflix, Soundcloud, Vimeo, Starz, Mubi e Studio 3 Partners.

A patente foi emitida originalmente nos anos 2000 e abrangia vários "métodos e sistemas de duplicação de dados digitais". Isso significa que, na época, a ideia era proteger conteúdos de disco ópticos, como o CD-R, mas as alegações atuais dizem que a patente usa uma terminologia vaga para descrever vários "módulos".

O texto da patente diz que ela inclui "processos de duplicação de dados digitais implementado por computador que compreende: tomar pedidos numa ou mais interfaces de usuário; transmitir os referidos pedidos através de uma rede para um computador", entre outros.

Ou seja, é claro que o texto inicial nunca foi pensada para serviços offline como o que a Netflix oferece atualmente, mas como o mundo das patentes é cheio de furos, a Blackbird quer reivindicar a defesa da inovação ao acusar a empresa de "roubo" de tecnologia. A Netflix e as demais empresas envolvidas não quiseram comentar o caso.

Via Arstechnica

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.