Netflix disponibiliza teste de velocidade também para dispositivos móveis

Por Redação | 09.08.2016 às 21:50 - atualizado em 10.08.2016 às 00:13

Lançado em maio pela Netflix, o Fast.com é um serviço que mede a velocidade da conexão com a internet do usuário. Agora, a companhia libera o recurso também para smartphones e tablets com um novo aplicativo. Disponível para iOS e Android, o app FAST Speed Test é gratuito e conta com um design clean bastante fácil de usar. Ao instalar, basta abrir o aplicativo para que ele comece a medir a velocidade de download sem que o usuário precise, de fato, baixar alguma coisa.

FAST Speed Test

Sendo assim, é importante ressaltar que o app mede apenas a velocidade do download, não servindo para medir velocidades de rede, já que não executa comandos de diagnóstico como ping, latência ou jitter. Mas, ainda assim, o aplicativo é bastante útil para entender se a velocidade da internet do smartphone está mesmo lenta, ou se é apenas impressão do usuário.

“Queremos proporcionar a nossos assinantes uma maneira simples, rápida e sem propagandas de determinar a velocidade oferecida pelo provedor de internet”, disse a companhia. A intenção da Netflix ao lançar um medidor de velocidade não está somente na “boa ação” de fornecer meios para o usuário saber se sua internet está sendo entregue na qualidade necessária para assistir aos conteúdos do streaming, mas a companhia também vem coletando esses dados para avaliar e divulgar os resultados sobre a oferta de internet no país.

Fonte: Netflix