NASA se prepara para missão para coletar pedaço de asteroide

Por Redação | 22 de Agosto de 2016 às 20h12

A busca por sinais de água em planetas semelhantes à Terra é constante, mas algumas respostas podem estar em outros lugares. A NASA anunciou na última semana uma missão inédita para coletar um pedaço de asteroide para análise. A missão tem previsão de sete anos e pretende trazer o material para a estação americana em 2023.

A operação será executada pela nave OSIRIS-REx (explorador de Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança, Regolito, em inglês), construída especialmente para a coleta de asteroides. O dispositivo utiliza vácuo reverso para retirar aproximadamente dois quilos de material de asteroide. Câmeras de luz visível e infravermelha, espectrômetros de raios-x e térmico e um altímetro a laser acoplados à nave permitirão análise local.

O lançamento, previsto para setembro, será feito com um foguete Atlas V411 que fará o trajeto de de 820 milhões de quilômetros até o asteroide Bennu. A nave voltará para a Terra em uma rota circular na qual percorrerá 7 bilhões de quilômetros, quando deverá alcançar a atmosfera terrestre a aproximadamente 45 mil km/h.

A NASA acredita que as informações coletadas no asteroide Bennu darão uma maior compreensão sobre a formação de planetas. Esta será a terceira missão do programa New Frontiers da agência.

Fonte Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.