Publicidade

NASA irá disponibilizar pesquisas científicas e espaciais na internet

Por| 22 de Agosto de 2016 às 12h12

Link copiado!

NASA irá disponibilizar pesquisas científicas e espaciais na internet
NASA irá disponibilizar pesquisas científicas e espaciais na internet

A NASA anunciou que passará a disponibilizar todo o seu material de pesquisa na internet com o objetivo de inspirar gerações futuras e interessados em adquirir conhecimento sobre ciências e astronomia. O anúncio foi realizado pela vice-administradora da agência espacial, Dava Newman. De acordo com ela, a decisão beneficiará a expansão de seu portfólio de publicações científicas e técnicas.

"Na NASA, estamos celebrando esta oportunidade para estender o acesso ao nosso extenso portfólio de publicações científicas e técnicas", afirmou Newman. "Através do acesso aberto e inovação, convidamos a comunidade global para se juntar a nós para explorar a Terra, o ar e o espaço".

O conteúdo de pesquisa da entidade norte-americana atualmente fica organizado em um local pago, o que limita o acesso ao material apenas para algumas pessoas e especialistas que possuem interesse em saber mais sobre ciência e as descobertas da agência. No entanto, a partir de agora, a NASA passará a disponibilizar seu material em um portal online onde qualquer pesquisa financiada por ela deverá ser publicada dentro do prazo máximo de um ano.

"Fazendo nossos dados de pesquisa acessível com mais facilidade, vamos ampliar enormemente o impacto de nossa pesquisa", explicou a cientista-chefe da NASA Ellen Stofan. Além disso, Stofan acredita que o envolvimento de entusiastas e outros especialistas em ciência poderá contribuir significativamente para os trabalhos de cientistas e engenheiros da agência.

Continua após a publicidade

A decisão também é fruto da pressão do governo Barack Obama diante das agências de ciência e tecnologia. O objetivo do governo norte-americano é tornar os materiais das agências mais acessíveis ao público, com a ideia de aumentar a popularidade da ciência e o avanço do conhecimento tecnológico do público.

Fonte: Telegraph