Siga o @canaltech no instagram

NASA irá disponibilizar pesquisas científicas e espaciais na internet

Por Redação | 22 de Agosto de 2016 às 12h12

A NASA anunciou que passará a disponibilizar todo o seu material de pesquisa na internet com o objetivo de inspirar gerações futuras e interessados em adquirir conhecimento sobre ciências e astronomia. O anúncio foi realizado pela vice-administradora da agência espacial, Dava Newman. De acordo com ela, a decisão beneficiará a expansão de seu portfólio de publicações científicas e técnicas.

"Na NASA, estamos celebrando esta oportunidade para estender o acesso ao nosso extenso portfólio de publicações científicas e técnicas", afirmou Newman. "Através do acesso aberto e inovação, convidamos a comunidade global para se juntar a nós para explorar a Terra, o ar e o espaço".

O conteúdo de pesquisa da entidade norte-americana atualmente fica organizado em um local pago, o que limita o acesso ao material apenas para algumas pessoas e especialistas que possuem interesse em saber mais sobre ciência e as descobertas da agência. No entanto, a partir de agora, a NASA passará a disponibilizar seu material em um portal online onde qualquer pesquisa financiada por ela deverá ser publicada dentro do prazo máximo de um ano.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Fazendo nossos dados de pesquisa acessível com mais facilidade, vamos ampliar enormemente o impacto de nossa pesquisa", explicou a cientista-chefe da NASA Ellen Stofan. Além disso, Stofan acredita que o envolvimento de entusiastas e outros especialistas em ciência poderá contribuir significativamente para os trabalhos de cientistas e engenheiros da agência.

A decisão também é fruto da pressão do governo Barack Obama diante das agências de ciência e tecnologia. O objetivo do governo norte-americano é tornar os materiais das agências mais acessíveis ao público, com a ideia de aumentar a popularidade da ciência e o avanço do conhecimento tecnológico do público.

Fonte: Telegraph

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.