NASA exibe imagens espetaculares de propulsor funcionando a todo vapor

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 08h54

As tecnologias das câmeras de vídeo já provaram que possuem um valor inestimável quando utilizadas como ferramentas de pesquisas, permitindo cientistas analisar as imagens e estudar os experimentos detalhadamente. No entanto, a pluma de um foguete (aquele jato de fogo que sai dos propulsores) é extremamente brilhante e nunca havia sido fotografada de forma satisfatória, mesmo com toda tecnologia que já existe nas câmeras atuais. Agora, a NASA acaba de mudar tudo isso em um novo vídeo que mostra imagens espetaculares nunca antes vistas.

Com o objetivo de resolver o problema da captação de imagens extremamente brilhantes, a agência espacial norte-americana desenvolveu o projeto High Dynamic Range Stereo X (HiDyRS-X), uma câmera de ultravelocidade capaz de filmar testes de foguetes com detalhes totalmente inéditos. Para isso, ela grava múltiplas exposições em câmera lenta de uma só vez e posteriormente as combina em um só vídeo de alta qualidade. O vídeo divulgado mostra o teste do QM-2 (Qualification Motor 2) em um galpão em Utah.

As imagens revelaram detalhes que os pesquisadores desconheciam até então. “Eu fui capaz de ver claramente a pluma do foguete, desde o bico até passar pelos padrões da gimbaing, o que era esperado, mas nunca antes visto em câmeras lentas ou reprodução normal” disse Howard Conyers, um dos engenheiros estruturais da NASA.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: CNET

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.