NASA está utilizando PlayStation VR para treinar robôs espaciais

Por Redação | 15 de Dezembro de 2015 às 11h14

Para auxiliar nas missões espaciais, a NASA já enviou robôs para o espaço no passado e observou que eles podem ser extremamente úteis. O problema, no entanto, é que controlar esses robôs não é uma tarefa tão fácil.

Para enfrentar esse problema, a agência espacial dos EUA trabalhou em conjunto com a Sony para desenvolver uma demo chamada Mighty Morphenanaut para treinar robôs humanoides e fazer eles realizarem diferentes tipos de tarefas em ambiente de gravidade zero para simular situações que ocorrerão durante as missões em processos de realidade virtual.

Apesar de só chegar ao público no próximo ano, a tecnologia do PlayStation VR já vem sendo utilizada pela NASA e tem se mostrado bastante útil. Além do PlayStation VR, o 'treinador' está equipado com os controladores do PS Move, que permite coordenar os gestos das mãos dos robôs.

"A expectativa é poder colocar os Robonauts em um entorno que eles possam olhar ao redor e mover-se mais intuitivamente do que com um teclado e um mouse", declarou Garret Johnson, engenheiro de software da NASA.

Com o processo de treinamento de robôs por meio da realidade virtual e o controle remoto dessas máquinas, poderemos ver num futuro próximo a maioria das missões sendo realizadas sem a necessidade de nenhum astronauta humano em meio à tripulação. Isso permitirá que a NASA vá mais além em suas descobertas e realize procedimentos que atualmente são inviáveis com humanos.

Fonte: Road to VR

Fonte: http://www.ign.com/articles/2015/12/15/nasas-using-playstation-vr-to-learn-how-to-operate-robots-in-space

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.