NASA está trabalhando em projeto para longas viagens no espaço

Por Redação | 23.08.2016 às 23:28

A agência espacial americana está desenvolvendo protótipos que possam tornar possíveis viagens espaciais de longa duração sem que haja a necessidade de reabastecimentos. A ideia é que as viagens durem cerca de meses ou até anos. Para alcançar o objetivo, a Agência fechou parceria com instituições do setor público e privado. Organizações como Bigelow Aerospace, Boeing, Orbital ATK, Lockheed Martin, NanoRacks e Sierra Nevada Corporation trabalham juntas para promover as longas viagens.

Todo o projeto é avaliado em cerca de US$ 65 milhões. O valor poderá aumentar à medida que os trabalhos forem sendo realizados. De acordo com a NASA, 30% do custo total do projeto deverá ser bancado pelos parceiros. Cada organização possui um contrato com termos distintos. O desenvolvimento das tecnologias para as viagens é de interesse para todas as parcerias.

As tecnologias desenvolvidas pelo projeto deverão ajudar nas operações espaciais até Marte, e devem ser realizadas por volta de 2020. Enquanto isso, a agência espera realizar testes em condições similares às que são vivenciadas em missões de longa duração, a grande distância da Terra. Todos os testes serão feitos em nosso planeta.

"Este programa é uma oportunidade perfeita para mostrar a herança dos nossos mais de 25 anos apoiando missões espaciais", disse Mark Sirangelo, vice-presidente corporativo da divisão de Sistemas Espaciais da Sierra Nevada Corporation. A NASA também pretende utilizar as tecnologias desenvolvidas no projeto para realizar cada vez mais operações e atividades na baixa órbita terrestre, entre os 180 km e os 2.000 km de distância da Terra.

Via Sapo, SpaceNews